Piauí terá Fórum de Mudanças Climáticas

Com a proposta de apresentar ações do governo na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC)”, também chamada “Convenção do Clima”a se realizar em Copenhague (Dinamarca) no período de 07 a 18 de dezembro, a  SEMAR realizará a II Reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza(FEMCB). O evento acontecerá no próximo dia 02 de dezembro, às 9h,no auditório da Escola de Governo.

mudanças climáticas - Reprodução
Na abertura do fórum o secretário Dalton Macambira vai proferir palestra com o tema: O Brasil e o Piauí na Convenção do Clima de Copenhague 2009. Oportunidade em que também fará uma abordagem sobre a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que contou com a assinatura de mais de 150 países em junho de 1992, durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. “É preciso ressaltar que há mais de uma década a ONU promove encontros para discutir o aquecimento global e estabelecer regras para combatê-lo. De muitos apresentados, o mais frutífero foi aquele que elaborou, em 1997, o Protocolo de Kyoto. Na época, porém, o documento determinou apenas metas válidas até 2012. Durante o evento na Dinamarca, todos terão o compromisso de avaliar o que foi cumprido depois da ECO-92”, disse Dalton Macambira que fará parte da comitiva do Brasil que estará na 15ª Conferência das Partes.

O objetivo principal da convenção é alcançar a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera num nível que impeça uma interferência humana perigosa no sistema do clima. A convenção reconhece que a maior parcela das emissões globais, históricas e atuais de gases de efeito estufa é originária de países desenvolvidos, devendo estes estabelecerem medidas de redução de suas emissões, assim como investir em projetos de conservação ambiental e de captura de carbono nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

A reunião contará com a presença de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, como OAB, entidades empresariais, AIP e e Associação da Agricultura, assim como ONGS e entidades representativas dos trabalhadores, dentre eles: Fetag, Centrais Sindicais e Universidades.

O Fórum Estadual que teve sua reunião inaugural em junho deste ano, reúne-se agora para dar conhecimento à sociedade sobre a Convenção do Clima e sobre a Plano Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza que está em elaboração pela SEMAR.