ENCONTRO LITERÁRIO: PROSA ENCANTADA DO SERTÃO

A Associação Cultural Gruta Lapinha Viva – GLAV – em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura convidam para o lançamento dos livros de três escritores do sertão do Norte das Minas Gerais.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e a Associação Cultural GLAV – Gruta Lapinha Viva – acontecerá no domingo, dia 06 de dezembro de 2009, a partir das 11 hs, no Restaurante Cantinho da Luci, no Distrito da Lapinha, o lançamento dos três primeiros livros da Coleção Dagobé:

– "Os olhos tristes de Ulisses", de Lipa Xavier,
– "O bóia-fria", de Dinamérico Xavier e Manoelito Xavier, e
– "Manhã de arrebol", de Maria Luiza Xavier Souto.

Os títulos marcam a estréia tardia, bastante cautelosa, de quatro autores que escrevem há muitos anos, irmãos, todos nascidos na antiga Brejo das Almas – nome de que Drummond se apropriou para batizar seu segundo livro -, hoje Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais.
"Os olhos tristes de Ulisses" reúne textos em prosa, alguns já premiados em concurso, que se distinguem por um esforço de rememoração do passado mais recente e mais remoto do "Junco", lugarejo, perto de Francisco Sá, onde o autor passou sua infância e se imbuiu de rica experiência, marcada pelas narrativas orais. Fundindo elementos da crônica e do conto, os textos logram aproximar realidade e ficção de modo inquietante. O livro tem prefácio da educadora e escritora Maria Luiza Silveira Teles e "orelhas" assinadas por Anelito de Oliveira.
Já "O bóia-fria" é um único poema longo, escrito a quatro mãos durante mais de duas décadas, trabalho que se configura como um renitente cordel dos pobres brasileiros em sua luta pela sobrevivência, deixando o interior e indo para a capital à procura de melhores dias, uma séria e lúdica problematização do êxodo rural. O livro tem capa do artista plástico Chorró, "orelhas" assinadas pelo jornalista e pesquisador de cultura popular Carlos Felipe e contracapa do compositor, escritor, cantador e também eminente pesquisador de cultura popular Téo Azevedo.

Por sua vez, "Manhã de arrebol" revela uma poeta extraordinária, reconhecida, admirada e louvada por ninguém menos que João Silvério Trevisan, o singular prosador de "Ana em veneza", que é quem assina as "orelhas". Numa coletânea de poemas sintéticos, marcados pelas tensões que caracterizam uma experiência humana nos limites da verdade, a poeta expõe uma voz própria, fundamentalmente diversa do que se encontra estabelecido em termos de poesia atualmente, inclusive poesia produzida por mulheres.

Os três livros foram produzidos pela OROBÓ EDIÇÕES, editora fundada e dirigida por Anelito de Oliveira em 1998 em Belo Horizonte, hoje selo editorial vinculado à multifuncional INMENSA, com sede em Montes Claros. A produção foi viabilizada através de parceria da Editora com os autores como parte da edição 2008 do Projeto Sociocultural Dagobé, projeto concebido em 2006 e lançado ano passado como carro-chefe da ONG Daghobé, voltada para o desenvolvimento de ações socioculturais no "território rosiano", espaço tematizado por Guimarães Rosa

Contamos com a presença e apoio para a divulgação desta atividade literária por nossas bandas!

Dia 06 de dezembro – Domingo
Horário: 11 horas
Local: Restaurante Cantinho da Luci

Livros
O Bóia Fria – Manoelito e Dinamérico Xavier
Manhã de Arrebol – Maria Luíza Xavier Souto
Os Olhos Tristes de Ulisses – Lipa Xavier