Gilson Reis 25 anos de Lutas
Gilson Reis é militante dos movimentos sociais, presidente do Sindicato dos Professores e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Nesta quinta-feira (26) Gilson comemora com seus amigos e companheiros 25 anos de militância política e social.
Publicado 26/11/2009 14:48 | Editado 04/03/2020 16:51

O Brasil vivia o apagar das luzes do governo militar. O ultimo presidente-general já se preparava para enterrar o regime que impôs ao país 20 anos de violência e ausência das liberdades individuais. Foi neste momento que o jovem estudante de Biologia de Belo Horizonte fez uma opção que mudaria sua vida para sempre.
Em novembro de 1984 Gilson Reis se filiava ao Partido Comunista do Brasil. O PCdoB vivia seus últimos momentos de clandestinidade. Como primeira tarefa Gilson participou ativamente das mobilizações pelas Diretas Já e da ampla campanha realizada pelos comunistas pela legalidade do PCdoB.
Gilson Reis foi testemunha viva da redemocratização brasileira e da lendária e fatídica eleição de 1989. Nos anos noventa não assistiu passivamente ao desmonte do Brasil promovido pelos governos Fernando I e II. Durante os processos de privatização do patrimônio publico,Gilson se consolidou como um liderança de expressão nacional, chegando a viver muitos anos em São Paulo, onde compunha a direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
De volta a Minas Gerais, assumiu a tarefa de dirigir o tradicional e combativo Sindicato dos Professores. Com a fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil(CTB), Reis se tornou o primeiro presidente da entidade.
A comemoração dos vinte e cinco anos do professor Gilson Reis é a comemoração de todas estas lutas tão fundamentais para o amadurecimento das conquistas do povo. O iniciante e renomado grupo de samba Patuá apresentará junto com diversos artistas populares, para lembrar que nem só de política vive o homem. Mais que uma comemoração este evento será uma celebração para aqueles que lutam.
De Belo Horizonte,
Pedro Leão
25 anos de militância – Gilson Reis
Rua Diábase, 200 – Prado
26 de novembro – quinta-feira
A partir das 19 horas
Informações com Claudia Pessoa – 9968-6972