Piauí sai do risco desconhecido da febre aftosa

O governador em exercício, Wilson Martins, anunciou em entrevista coletiva à imprensa na tarde da última terça-feira (24), a saída do Piauí da zona do risco desconhecido para febre aftosa. O comunicado oficial foi feito após a confirmação, por telefone, do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, no início da tarde.

gado - Reprodução
Com a saída do risco desconhecido, o Piauí passa a ser classificado dentro da zona de risco médio, o que permite a comercialização com outros estados, participar de eventos agropecuários como exposições e feiras e melhorar o comércio de produtos do setor. Wilson Martins afirmou que os reflexos positivos já podem ser sentidos no mercado agropecuário, com a valorização do preço do bezerro. “Os produtores já comemoram o aumento de R$ 250 para até R$ 500 o bezerro”, informou.

A mudança de status é também uma exigência da comunidade européia para a importação da carne bovina. Com o certificado, o Piauí ganha a oportunidade de comercializar com outros países e com outros estados do país como Maranhão, Pernambuco e Tocantins, que estavam com as fronteiras fechadas. “Acredito que já avançamos acima da condição de médio risco, tamanho foi o trabalho de controle e fiscalização agropecuária que realizamos, com um alto índice de vacinação”, revelou.

O governo do Estado agora espera a saída do Piauí deste status para a zona livre de aftosa com vacinação. Para o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi), José Antônio Filho, a boa notícia pode ser dada ainda em 2010. “O Piauí deu um grande passo e agora esperamos receber esse certificado em novembro do próximo ano”, revelou.

Concurso Público

O rebanho bovino do Estado é estimado em 1.650 milhão de cabeças de gado e a última campanha de vacinação chegou a 95,8%, com a vacinação de mais de 30 mil animais. O diretor destacou o esforço coletivo para essa conquista, acrescentando que o próximo passo é a realização de um concurso público em 2010.

O certame contemplará os níveis superior e médio e deve contratar 200 profissionais para os cargos de: engenheiro agrônomo, médico veterinário, técnico agropecuário e setor administrativo. O edital deve ser lançado em janeiro de 2010 e a previsão é para que o concurso seja realizado em maio. Além disso, serão contratados 40 técnicos aprovados no último concurso.