Sem categoria

Injeção de liquidez para salvar Dubai

Diante de um possível colapso no sistema financeiro nacional, o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos (EAU), anunciou aos bancos dos emirados e às filiais dos bancos estrangeiros a operar nos EAU a “disponibilização de facilidades de liquidez adicionais”.

A medida é tida como preventiva no seguimento da suspensão de pagamentos da holding Dubai World, que ficou conhecida por executar projetos extravagantes.

No dia 25 de novembro, a Dubai World e a Nakheel (construtora dos arquipélagos artificiais da região ligada à holding estatal) anunciaram a “suspensão” de seis meses no pagamento das suas dívidas, fazendo estremecer as bolsas por todo o mundo.

O comunicado fala apenas na “disponibilização de facilidades de liquidez adicionais ligadas às contas atuais das entidades no banco central, a uma taxa de 50 pontos base acima da EIBOR (taxa interbancária dos emirados) a três meses.

Analistas afirmam que a medida serve para acalmar os investidores e evitar uma possível fuga de capitais e uma corrida a banca quando os mercados reabrirem após um feriado de 4 dias.

Fonte: Esquerda