Sem categoria

Brasil provou importância do Estado na economia, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, que a atuação do governo brasileiro ante a crise internacional mostrou a importância da intervenção do Estado na economia, enquanto grande parte dos países defendia o liberalismo.

"O dado concreto é que o Brasil tomou todas as medidas que tinha que tomar, para que a gente pudesse ser o último país a entrar na crise e ser o primeiro a sair dela, e ter um crescimento extraordinário, como estamos tendo nessa fase do ano. Nós provamos nessa crise que o papel do Estado é muito importante e que o mercado não resolvia tudo", afirmou.

Segundo ele, alguns países estão saindo mais rapidamente da crise, como o Brasil, enquanto outros ainda estão em situações difíceis, com muito desemprego e com o sistema financeiro ainda com problemas.

O presidente participará de um novo encontro com líderes internacionais, em Portugal, para discutir a crise financeira. "Vamos aprender também com outros países que tiveram medidas iguais ou melhores do que as brasileiras", afirmou.

Lula comentou ainda sua participação na 19ª Cúpula Ibero- Americana nesta semana, com destaque para o conhecimento e a inovação. "Essa também é uma área que o Brasil está muito bem", afirmou, ao enfatizar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Ciência e Tecnologia, que prevê investimentos de R$ 41 bilhões até 2010.

Lula pediu que micro, pequenas e médias empresas invistam em inovação e ressaltou que esta é a única forma de competir em um mundo globalizado, sobretudo nas exportações. Ele ressaltou ainda que os empresários brasileiros estão preocupados uma vez que o país conta com poucas empresas que discutem inovação.

A informação é da Agência Brasil