Sem categoria

China descarta pedido da UE para valorização do iuane

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, defendeu nesta segunda-feira na cúpula China-União Europeia, a estabilidade do iuane e esticou o ambiente ao afirmar, em presença do presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, que é "injusto" que a União Europeia (UE) lhe peça uma valorização de sua moeda.

A UE pressionou no último domingo Wen para que se fosse realizada uma apreciação do iuane "gradual e ordenada", mas o primeiro-ministro chinês reagiu às pressões justificando sua política monetária e afirmando que a estabilidade de sua divisa "é crítica para a estabilidade econômica da China".

"No contexto de uma crise financeira internacional de um tipo pouco comum na história, manter a estabilidade básica do câmbio do iuane beneficiou o desenvolvimento econômico da China e a recuperação econômica mundial", assegurou.

"Agora alguns países (em alusão à UE e EUA), por um lado, querem que o iuane aumente seu valor, e por outro, realizam um protecionismo descarado contra a China", disse o primeiro-ministro chinês.

Com agências