Prefeito inaugura Central de Transporte e Trânsito

Promover a fluidez no trânsito e proporcionar conforto aos usuários do transporte público da capital sergipana. Foi com esses objetivos que a Prefeitura de Aracaju (PMA), através a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), desenvolveu a Central de Inteligência de Transportes e Trânsito (CITT), inaugurada na manhã desta segunda-feira, 30, pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

"É com muita felicidade que inauguramos essa central desenvolvida por nossos servidores, que possibilitará o controle do sistema de bilhetagem eletrônica, o monitoramento dos horários dos ônibus que realizam todas as linhas na cidade, verificando se estão atrasados, adiantados ou no horário correto através do sistema de GPS. Além disso, também poderemos monitorar os semáforos, controlando eles conforme o tráfego na localidade. Esse é um grande passo que damos utilizando os avanços tecnológicos em favor do bem-estar no trânsito da nossa capital", afirmou Edvaldo.

Segundo o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, com o início operacional da CITT as melhorias nos serviços prestados pelo município chegarão a 30%. "Qualquer coisa que venha acontecer aqui será registrado e enviaremos agentes para resolver. A possibilidade de controlar os tempos dos semáforos permitirá maior fluidez nas vias. Se em uma direção houver congestionamento e a mão contrária estiver livre, faremos com que o sinal da via congestionada permaneça aberto por mais tempo para que haja uma maior movimentação de veículos. Esse mecanismo está com um projeto piloto na rua Capela e em 2010 desejamos implantar em outros corredores de grande fluxo", explicou Samarone.

Na oportunidade também foi lançado o Portal da Mobilidade (http://www.smttaju.com.br/) onde será possível acompanhar online as linhas e horários de ônibus, efetuar consultas de multas e demais informações sobre o trânsito da capital. "Será preciso informar o Renavam do carro e, pronto, a pessoa poderá conferir se o carro tem multa, se não tem. Com esse nosso serviço de inteligência, chega ao fim essa idéia de que temos uma caixa preta, que a SMTT é um a fábrica de multas. A página será o portal da transparência", ressaltou o prefeito.

Ao relembrar sua passagem pela Câmera de Vereadores de Aracaju na década de 1990, Edvaldo destacou sua preocupação com o transporte coletivo e disse ter hoje um sonho realizado. "Fui autor do projeto que obrigava a implantação de placas nos terminais mostrando os horários de ônibus aos passageiros, dando a eles a possibilidade de saber a que horas o seu coletivo chegará. Isso é transparência, é oferecer qualidade e controle do serviço ao usuário. Fico muito feliz e acrescento que, quando estivermos com 90% dos usuários inseridos na bilhetagem eletrônica, implantaremos a integração temporal que permitirá a pessoa pegar dois ônibus sem a necessidade de passar pelo terminal", anunciou o prefeito.

Funcionamento

Para completar o sistema da CITT serão implantadas câmeras nos principais corredores de Aracaju, o que permitirá o acompanhamento real do trânsito através das imagens. "Serão adquiridas 12 câmeras. Estamos em processo de licitação e acredito que em dois ou três meses estaremos com esse sistema na rua melhorando ainda mais fluxo em nossa cidade", disse Edvaldo Nogueira.

A Central de Inteligência de Transportes e Trânsito funciona numa sala na SMTT, onde técnicos acompanham em tempo real o fluxo de veículos, e monitoram os horários ônibus. De acordo com a coordenadora da CITT, Sheila Tereza Vieira, 18 profissionais estarão se alternando nos sistema operacional. "A CITT funcionará 24h. Para isso teremos três equipes, cada uma com seis pessoas, que se revezarão nos três turnos. Tudo será acompanhado e armazenado", explica Sheila Tereza.

Boas notícias

Ainda na solenidade de inauguração do CITT, o prefeito Edvaldo anunciou boas notícias aos servidores e divulgou as duas principais atrações do réveillon 2010 na Orla de Atalaia. "Aproveito para informar que adiantaremos o 13º dos nossos servidores e que, antes do Natal, a prefeitura irá pagar o salário de dezembro. Além disso, afirmo aqui que o reajuste salarial do servidor de Aracaju será anunciado entre os dias 5 e 15 de janeiro de 2010. Mas antes disso, convido a todos para curtir o réveillon com os artistas Simone e Jorge Aragão. Já está quase tudo fechado e eles animarão a virada de ano na capital sergipana", afirmou.