População comemora obras da Praça da Juventude

"Aqui não existia praça, era um matagal!" O desabafo vem do aposentado Antônio Santos Azevedo, 62, que reside no conjunto Augusto Franco, bem ao lado da antiga praça João Goulart, mais conhecida como praça do Cuscuz. "Ao meu ver, o que tinha aqui era esconderijo para malandro. Sempre tinha policial procurando bandido", lamenta seu Antônio, que há 26 anos ergueu sua residência em meio aos primeiros habitantes que chegaram à localidade.

O tempo verbal no passado, utilizado pelo aposentado ao se referir à situação com a qual convivia diariamente, é justificado pela dimensão da melhoria que vem sendo realizada atualmente no local. Em um investimento de mais de R$ 2,5milhões, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo Federal, está construindo um complexo esportivo na antiga praça do Cuscuz, que passará a se chamar Praça da Juventude. "Acredito que vai ser muito benéfico para nós", comemora Antônio.

Dentre o que já está pronto no espaço de 7.000 m², o que mais chama a atenção no momento são os passeios e a estrutura metálica que cobrirá a quadra poliesportiva. Além disso, estão bem encaminhados os prédios onde ficarão o setor administrativo e a sala de ginástica, bem como o teatro de arena onde acontecerão apresentações culturais.

"Já dá para ver que vai ficar uma maravilha", elogia a servidora pública Tânia Mary, 38, que também mora no conjunto Augusto Franco. "A praça nova vai embelezar a comunidade e valorizar os imóveis daqui", complementa Tânia, destacando ainda que as crianças que residem na região careciam de uma boa estrutura pública voltada ao lazer. "Agora elas vão ter onde brincar", afirma.

Cronograma

Com um prazo de 180 dias até a conclusão, a obra teve início no dia 3 de agosto e vem seguindo o cronograma. "Já concluímos a parte mais difícil, que é o alicerce das edificações e as estruturas em si, que em sua maioria só faltam as coberturas e acabamentos", observa o mestre de obras Dario Santos. Segundo ele, de segunda a sexta-feira, dois turnos por dia, cerca de 50 operários trabalham na execução da obra.

A Praça da Juventude contará ainda com campo para futebol society, espaço para a prática de vôlei de praia, pistas para atletismo com 400 metros de extensão, saltos e caminhada, parque infantil e estacionamento. Todo seu perímetro terá cerca viva, será arborizado e adequado para a locomoção de deficientes visuais, com a colocação de piso tátil.