UJS participa da 32ª Caravana da Anistia em Pelotas

Desde 2008 a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça vem implementando um projeto de educação em direitos humanos e democracia, chamado Caravanas da Anistia. Com elas, a Comissão percorre o Brasil realizando o julgamento público dos processos de anistia política de pessoas perseguidas durante a ditadura militar.

A atividade tem se transformado num espaço importante de formação política, especialmente da juventude, uma vez que tem recuperado a história de luta e resistência de milhares de pessoas que se insurgiram contra a repressão de Estado. Além disso, tem de algum modo, contribuído no debate sobre a abertura dos arquivos e a responsabilização dos torturadores.

No ano passado foram realizadas quatro Caravanas no Rio Grande do Sul: em São Leopoldo (na Unisinos); em Charqueadas (no assentamento do MST); em Caxias do Sul (no ENED) e em Porto Alegre (na Assembléia Legislativa).

Este ano será realizada a 32ª Caravana em Pelotas, no dia 04, às 9h, na UFPEL, da qual a UJS é parceira. Segundo o presidente estadual da UJS, Mateus Fiorentini (Xuxa), “os jovens socialistas lutaram arduamente pela democracia no período da ditadura. Devemos valorizar essa grande conquista dos jovens daquela época, mas com a certeza de que o desafio colocado à nossa geração é igualmente grande e importante. Temos o dever de consolidar nossa democracia, lutando por um Brasil mais justo e soberano”.

Também estarão presentes a UNE e o DCE da UFPel. As entidades, bem como os militantes da UJS-Pelotas, já estão mobilizando um grande número de estudantes que devem comparecer em peso para participar deste debate tão importante para todos aqueles que lutam pela consolidação da nossa jovem democracia. Segundo a vice-sul da UNE, Eriane Pacheco, “a UNE já vem participando desses debates há algum tempo, por acreditar na importância de mantermos nossa memória viva, defendendo sempre a democracia. É com muito orgulho que a UNE faz essa parceria com a Comissão de Anistia, a fim de aprofundarmos esse debate, e lutarmos pela abertura dos arquivos da ditadura”.

A Solenidade de Abertura será na UFPEL, e contará com a presença do Ministro da Justiça e outras autoridades. As Sessões de Julgamento ocorrerão de forma simultânea sendo que três delas serão na UFPEL e duas na UCPEL.

PROGRAMAÇÃO DO 32ª CARAVANA DA ANISTIA

Pelotas – Rio Grande do Sul

Realização: Comissão de Anistia do Ministério da Justiça/MJ
Câmara Municipal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Católica de Pelotas

Parceiros:
União Nacional dos Estudantes – UNE
União da Juventude Socialista – UJS
Diretório Central dos Estudantes da UFPEL

Data: 04 de dezembro de 2009
Hora: 9h

Local: Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas
Endereço: Praça Conselheiro Maciel, s/nº. – Centro
Cidade: Pelotas/RS

Programação

09h00 Solenidade de Abertura
Exibição do Vídeo Institucional
Formação da Mesa de Abertura
Tarso Genro – Ministro da Justiça
Paulo Abrão Pires Junior – Presidente da Comissão de Anistia
Cezar Borges – Reitor da UFPEL
Alencar Proença – Reitor da UCPEL
Miriam Marroni – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Pelotas
Representante dos Estudantes
Ato de entrega da Bandeira das Liberdades Democráticas
Sessão de Memória em Homenagem aos ex-perseguidos políticos

10h30 – Instalação das Sessões Especiais de Julgamento com apreciação de requerimentos de ex-perseguidos-políticos – 05 turmas simultâneas.