Uma oportunidade para o Rio Grande

Manuela D'ávila
O nosso Estado tem sido castigado há alguns anos. Enfrentamos chuvas, tempestades, concorrência de produtos importados e crises políticas e financeiras. Mas nós resistimos. Semana passada uma grande oportunidade se abriu para um importante setor industrial do nosso Estado, o nosso polo moveleiro.

A determinação do governo federal de desonerar do IPI os móveis de madeira, aço e plástico e placas de madeira, usados na construção de móveis pode trazer um grande estímulo para todo o Rio Grande. As alíquotas passaram de 10% ou 5% para 0% até 31 de março do próximo ano. Na medida, também foram considerados painéis de madeira, móveis de metal, plástico, ratã, vime, bambu ou materiais semelhantes. A renúncia fiscal estimada é de R$ 217 milhões no período.

Esses recursos não serão perdidos, serão investidos na produção e também chegarão aos consumidores. Podemos, com essa oportunidade, superar a queda nas exportações causada pela crise internacional e ao mesmo tempo fortalecer e aquecer nosso mercado interno. A diminuição deste imposto vai estimular a geração de emprego, movimentar o setor e diminuir a informalidade.

Mas é importante destacar que esta conquista foi fruto de mobilização da indústria, defesa da desoneração pela bancada federal e sensibilidade do governo. Uma das maneiras de superar as crises e problemas que afligem nosso estado é a abertura de novas possibilidades e oportunidades. As alternativas à crise devem ser o trabalho e desenvolvimento.

Deputada federal – PCdoB
texto publicado no Jornal do Comércio, edição 01/12/2009