Entidade dos Servidores da UFBA ingressa na CTB

Em uma votação histórica, com 114 votos a favor, oito contrários e apenas duas abstenções, o Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da UFBA e UFRB – Assufba decidiu pela sua filiação à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, rompendo os laços de mais de 18 anos com a CUT. A deliberação foi a principal resolução do VII Congresso da Assufba, realizado nos dias 26 e 27 de novembro, em Salvador.

Segundo coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, esse debate já se prolongava há cerca de 1 ano e o compromisso da CTB com a elevação da consciência de classe, a postura frente às discussões do fator previdenciário, o poder de mobilização junto aos trabalhadores e a participação em movimentos sociais de relevância, a exemplo da luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, foi primordial para sacramentar a filiação. “A CTB é uma central ativa, com posições claras em relação ao debate da conjuntura nacional e, em especial, os serviços públicos.”, afirmou Jorge.

Encarada como o primeiro grande embate eleitoral do movimento sindical na Bahia, a desfiliação da Assufba da Central Única dos Trabalhadores, com imediato ingresso na CTB, foi recebida com festa pela entidade. “Essa conquista se traduz, sobretudo, na defesa de um tipo de sindicalismo autêntico, que rompe com os laços da conciliação de classe e impulsiona as lutas, preservando a autonomia e independência do movimento rumo a uma agenda positiva, voltada para a defesa da valorização dos servidores públicos e da universalização dos serviços públicos”, comemorou o presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo.

De Salvador,
Camila Jasmin