PCdoB planeja sua ampliação em Taguatinga

"O objetivo principal que eu tenho em mente é divulgar o projeto do PCdoB para a sociedade taguatinguense, atrair novas lideranças para participar desse projeto e ampliar a atuação do partido na cidade", diz o novo presidente do PCdpB em Taguatinga, Higino Cardoso Neto.

Praça do Relógio, em Taguatinga

Taguatinga, a maior cidade do entorno do Distrito Federal, possui todos os problemas das demais cidades brasileiras, com um agravante. Por ser a maior cidade do DF, atrai população das cidades vizinhas, o que sobrecarrega todos os serviços públicos, além de produzir problemas no trânsito e na área de segurança.

Eleito pela primeira vez para direção do Partido, Higino Cardoso diz que vai reunir-se com os camaradas para definir o plano de ação da legenda para a cidade. Ele quer que a atuação dos comunistas na cidade contribua para reduzir esses problemas e garanta melhoria na qualidade de vida da população.

Para conquistar novos filiados – o Partido conta com cerca de 300 integrantes em Taguatinga –, Higino Cardoso pretende montar um calendários de atividades para divulgação do projeto do Partido, aprovado no 12º Congresso Nacional, realizado em novembro passado, em São Paulo.

As propostas do PCdoBo para cidade, que serão discutidas com os filiados e a população e vão tomar por base o Novo Plano de Desenvolvimento Nacional (NPDN), diz ele.

"Vamos participar de reuniões de entidades e eventos sociais na cidade e promover palestras, panfletagem e atividade de corpo-a-corpo", destaca Higino, que também é presidente do Movimento Nacional de Bacharéis em Direito.

Eleições 2010

Além disso tudo, o Partido em Taguatinga também se prepara para as eleições de 2010. Conta com vários candidatos, como Luciana Soares. "É uma liderança jovem, que vem do movimento estudantil, com grande potencial", diz, entusiasmado, Higino Cardoso.

Trânsito, segurança e saúde são apontadas como os setores mais deficientes da cidade. Taguatinga possui apenas um hospital público, que atende não só sua população, mas também as de cidades vizinhas, como Ceilândia, Samambaia e Recanto das Emas.

O grande fluxo de pessoas na cidade produz um dos trânsitos mais caóticos do Distrito Federal. “É preciso um projeto de reengenharia de trânsito”, explica Higino Cardoso, opinando que “a solução é melhorar o transporte coletivo para que todo mundo use, reduzindo o recurso aos carros particulares”.

Para a área de segurança, o dirigente comunista também tem sugestões, que serão ampliadas a partir das reuniões e contatos com a população. De imediato, ele propõe a criação das duplas Cosme e Damião e mais viaturas nas ruas para inibir a violência.

Márcia Xavier