Fórum de Educação encerra debates de 2009 em Fortaleza

Depois de reuniões em seis municípios cearenses, o Fórum de Educação do Ceará fecha suas atividades em 2009 com um grande debate em Fortaleza, no próximo dia 12 de dezembro, das 8h às 12h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica).

Fórum de Educação

O encontro servirá como uma síntese dos debates realizados ao longo do ano em Sobral, Maracanaú, Maranguape, Jucás, Crateús e Caucaia e terá como debatedores especialistas em educação, como Ana Iório Dias (UFC), Tancredo Lobo (URCA) e Joaquim Linhares (Sindicato APEOC/CNTE), além de representantes do Ministério da Educação e das secretarias de Educação do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e de outros municípios.

“Os alunos estão na escola. O que fazer para lhes garantir aprendizagem?" é a pergunta para a qual o Fórum busca respostas, através da contribuição de professores, diretores de escola, gestores públicos e privados em educação, além de outros profissionais.

"O objetivo do Fórum é ir direto ao ponto no debate sobre esse tema, um dos que mais intrigam e mobilizam os professores hoje em dia. O Poder Público avançou na universalização do ensino, conseguiu garantir que praticamente todas as crianças estejam na escola. Mas como garantir a qualidade do processo de aprendizado? Esse é a grande questão da educação hoje", destaca o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), cujo Mandato promove o Fórum, com apoio de diversas entidades de classe e de várias instâncias do Poder Público.

Síntese e debate

No debate deste dia 12/12, será apresentado um resumo dos depoimentos dos participantes das seis reuniões promovidas ao longo do ano, com avaliações e sugestões sobre a educação no Ceará. Em seguida, os especialistas em educação aprofundarão a discussão sobre as questões propostas.

"Através das reuniões do Fórum de Educação, estamos levando o debate sobre qualidade de ensino às diversas regiões do Estado. Ao final, teremos uma amostra do que pensam os professores cearenses sobre o que se deve fazer para favorecer o processo de aprendizagem pelos alunos dos diferentes níveis de ensino", explica a coordenadora do Fórum, professora Sâmia Helena de Souza.

"Com essa contribuição dos professores, de suas visões e experiências, vamos tirar propostas concretas para buscar avanços na qualidade de ensino em nosso Estado", acrescenta.

Inscrições

A reunião do Fórum de Educação do Ceará em Fortaleza é aberta à participação de todos os interessados no tema. Inscrições podem ser feitas no local do evento.

Mais informações podem ser obtidas no escritório do Mandato Chico Lopes em Fortaleza, pelo fone 85-3253-5906.

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE