Fórum de Mídia Livre antecipa Confecom

Com a proposta de unificar uma agenda comum para os realizadores de mídia independente no Brasil, o Fórum de Mídia Livre – FML conta com a participação de ativistas, artistas, intelectuais, profissionais de comunicação, gestores públicos, empreendedores e estudantes em três dias de atividades, de 4 a 6 de dezembro, na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória.

“O ponto principal é que o Fórum acontece exatamente no vácuo entre o fim das conferências estaduais de comunicação e antes do encontro nacional. O momento é riquíssimo para avaliar o que rolou nos debates dos estados e o que é possível sistematizar como contribuição do Fórum para a Confecom”, avalia o jornalista Altamiro Borges, que integra o Grupo de Trabalho Executivo do FML.

Entre as proposições que devem ser referendadas, destaque para a redefinição dos critérios de publicidade oficiais, de forma a estimular também os veículos progressistas em prol de uma diversidade informativa. As discussões também tendem à defesa da internet banda larga com inclusão digital, assim como a aprovação da difusão das rádios comunitárias. Os três temas despontaram como prioridade nas conferências em diversos estados.

Além de debates, a programação do Fórum inclui mesas temáticas e oficinas de produção de mídia propostos pelos convidados via internet, e com transmissão ao vivo das palestras; colóquios de mídias sociais nas organizações e movimentos; lançamentos de livros, revistas e sites; e o primeiro encontro nacional de blogs políticos. “Existe a idéia da criação de uma Organização de Blogueiros, a exemplo do que existe nos EUA, que funcionaria como potencializador dos blogs, mas preservando-se autonomia de cada um”, adianta Miro, que também é diretor-presidente do Portal Vermelho, reconhecidamente um dos mais conceituados sites de política do país.

Na agenda cultural do FML, apresentações musicais de artistas da cena nacional independente, performances multimídias e projeções áudio-visuais. O Fórum também abrigará o Movimento Música para Baixar – MPB, que integra música, arte, tecnologia e comunicação colaborativa em defesa de softwares livres e da difusão irrestrita dos diversos gêneros musicais.

Histórico

Criado em 8 de março de 2008, o Fórum de Mídia Livre reúne, basicamente, acadêmicos, jornalistas, produtores independentes, representantes de rádios comunitárias e profissionais de sites, blogs e revistas progressistas em atividade no país. Em janeiro deste ano, contudo, os debates em torno da construção de uma mídia mais livre e independente ganharam ainda mais força durante a realização do Fórum Mundial de Mídia Livre, dentro do Fórum Social Mundial, em Belém do Pará, e que contou com a participação de jornalistas progressistas da América Latina.

O encontro do Espírito Santo é a quarta atividade do FML. “Trata-se, fundamentalmente, de uma articulação de quem produz mídia e de quem participa da área de educação para a mídia”, explica Miro. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento (http://www.forumdemidialivre.org/).

De Salvador,
Camila Jasmin