Sem categoria

Aprovação de Obama cai pela primeira vez abaixo de 50%

O apoio ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pela primeira vez para menos de 50% nas pesquisas periódicas realizadas pela rede de TV CNN, informou a emissora nesta sexta-feira (5). O índice de aprovação foi de 48%, sete pontos abaixo da sondagem anterior realizada em novembro.

Os que desaprovam o governo chegaram a 50%, contra 42% no mês anterior. Os dois pontos que faltam para 100% correspondem à margem de erro da pesquisa, feita pela empresa de consultoria Opinion Research Corp.

O diretor da sondagem, Keating Holland, explicou que a maior queda de apoio aconteceu na população branca sem escolaridade superior.

"Este é um indício, entre outros, de que a crescente impopularidade de Obama poderia estar relacionada com o desemprego e a crise econômica" (e não ao anúncio do envio de mais 30 mil soldados ao Afeganistão), disse Holland.

A pesquisa indicou que 60% dos americanos aprovam o envio de mais tropas ao país centro-asiático. E dois terços dos consultados apoiaram o plano de retirar as tropas a partir de 2011, embora a maioria considere um anúncio tão antecipado como um erro e poucos acreditem que o prazo possa ser cumprido.

No entanto, a CNN indicou que estes resultados não significam um endosso da invasão do Afeganistão pelo antecessor de Obama, George W. Bush (2001-2009), em 2001.

Segundo Holland, "dois terços [dos entrevistados] dizem que culpam o presidente anterior, e não Obama, pelos problemas atuais dos EUA no Afeganistão", onde a violência recrudesceu nos últimos meses. No entanto, 54% admitem que poderão responsabilizar Obama por eventuais problemas no Afeganistão em 2011.

O diretor da CNN comentou que Obama não é o primeiro presidente a registrar menos de 50% de aprovação em seu primeiro ano de mandato. Ronald Reagan (1981-1989) obteve em novembro 1981 49%. Bill Clinton (1993-2001) caiu abaixo de 50% com cinco meses na Casa Branca, a queda mais rápida registrada.

Da redação, com agências