Ministério participa do Fórum de Mudanças Climáticas

Representantes de prefeituras municipais, ONG´s, órgãos públicos, jornalistas, professores e estudantes participaram da II Reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, realizado no auditório da Escola de Fazendária e coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR.

forum de mudanças climáticas - Semar
 O evento foi aberto pelo secretário Dalton Macambira que falou da importância do fórum para a sociedade, uma vez que o mesmo abriu espaço para ouvir as opiniões e sugestões que serão levadas para a 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC)”, também chamada “Convenção do Clima”, que acontecerá em Copenhague (Dinamarca) no período de 07 a 18 de dezembro. Macambira estará representando o Piauí na conferência.

O secretário esteve recentemente reunido com todos os integrantes da comitiva que vai representar o Brasil na conferência. Segundo ele, o evento em Copenhague deverá contar com cerca de 600 brasileiros. Macambira destacou para os presentes ao fórum no Piauí que a principal proposta do Brasil que será apresentada na conferência será a redução do desmatamento na Amazônia em até 80% até 2020 e estudos para redução também no bioma Cerrado (INPE). Além disso, o Brasil vai solicitar mais investimentos em eficiência energética e energias limpas e renováveis, como biocombustíveis e o uso do carvão vegetal proveniente de floresta plantada e Agricultura e pecuária sustentáveis, através do plantio direto, novas tecnologias (Embrapa) e utilização de áreas já degradadas.

“O debate em Copenhague irá ser norteado por duas grandes questões. Uma delas é a redução das emissões de carbono e o pacote financeiro e tecnológico para apoiar as ações de REDD, visando capacitação, apoio de fundos globais e mecanismos compensatórios (MDL e mercado de carbono)”, enfatizou o secretário Dalton Macambira. Ele acrescenta que os estados precisam ouvir à sociedade, uma vez que as opiniões são válidas para apresentar o desejo de todos, no mundo inteiro.

A reunião, coordenada pelo Secretário Dalton Macambira, teve sua mesa composta pelo Coordenador de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, José Roberto de Lima; o Diretor do ICID-2010 – II Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, Antônio Rocha Magalhães; o Secretário Estadual de Planejamento, Sérgio Miranda e a Diretora do Meio Ambiente do Piauí, Fernanda Moita.

José Roberto do MMA, destacou o trabalho que o ministério vem desenvolvendo com ações relacionadas ao combate à desertificação. Enfatizou as atividades que vêm sendo desenvolvidas no Piauí, na região de Gilbués e alertou a sociedade para uma conscientização maior diante dos problemas ambientais de cada região. “É interessante analisar que quando se fala em região Nordeste as pessoas norteiam suas idéias, mensagens e imagens para a pobreza e quando se fala na região Amazônica o destaque é o Meio Ambiente. É preciso ter consciência de que todas as regiões precisam de planejamento, precisam trabalhar sua preservação ambiental. O Piauí já avançou muito neste quesito”, disse José Roberto Lima

O diretor do ICID +18, Antônio Magalhães aproveitou a oportunidade do fórum para falar da conferência internacional que acontecerá no período de 16 a 20 de agosto de 2010 em Fortaleza. A primeira conferência aconteceu em 1992, também no Ceará, por isso é chamada de ICID + 18, porque aconteceu há 18 anos. A II conferência tem como objetivo geral Permitir a troca de informações sobre o presente nível de pesquisas e conhecimento sobre as regiões áridas e semiáridas do planeta; Consolidar networking entre os países e instituições signatários da temática em escala internacional; Difundir e pressionar por uma agenda de Políticas Publicas (policy) voltada ao tema do desenvolvimento sustentável das regiões secas; Mobilizar conhecimento e orientações para a conferencia Geral da ONU Rio + 20.

“Com a conferência esperamos alcançar mais cooperação entre países e instituições participantes da ICID; mais prioridade nacional e internacional para o desenvolvimento das regiões semi-áridas; mais iniciativas de desenvolvimento sustentável nessas regiões; mais recursos direcionados para as ações de adaptação e desenvolvimento nas regiões áridas e semiáridas”, ressalta Magalhães.

As opiniões e sugestões obtidas durante a realização da segunda reunião do fórum estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, serão levadas pelo secretário Dalton Macambira para a Conferência de Copenhague(Dinamarca).