Sem categoria

Rede TV entrevista João Pedro Stédile, do MST

Em entrevista ao programa "É notícia", da Rede TV, no último domingo (6/12), o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, explica a relação do movimento com o governo Lula, argumentando que o principal elemento é a autonomia, mas justificando as ações contra a desestabilização do governo pela direita em 2005. Stédile também critica o papel da mídia no país e apresenta seus argumentos de defesa da Reforma Agrária do país.


A entrevista está dividida em três blocos. No primeiro, Stédile fala de sua vida, do início do MST, de futebol, vinho e outras amenidades, mas que ajudam os mais leigos a conhecerem melhor o entrevistado. Já neste primeiro bloco, Stédile lança as primeiras críticas à grande imprensa no Brasil.

Entrevista de Kennedy Alencar com João Pedro Stédile – Bloco 1:

No segundo bloco os temas políticos são realmente tratados, é quando o entrevistado tem a oportunidade de fazer críticas ao papel da mídia e também esclarecer as posições do MST em relação ao governo Lula.

Entrevista de Kennedy Alencar com João Pedro Stédile – Bloco 2:

No terceiro bloco, o jornalista Kennedy Alencar tenta defender os grandes veículos de comunicação e ouve novas críticas à mídia. No terceiro bloco o jornalista também aborda o debate sobre o agronegócio, abrindo espaço para Stédile diferir "agronegócio" de "agroindústria". Stédile afirma que "o MST defende a agroindústria como uma maneira de você desenvolver a economia, agregar valor aos produtos e fazer com que mais alimentos cheguem à mesa do trabalhador" , mas o líder do MST pondera que o conceito sociológico de "agronegócio" se transformou em "um modelo do capital internacional para a produção agrícola", e explica que este modelo consiste em uma aliança entre o grande proprietário de terras com empresas transnacionais.

Entrevista de Kennedy Alencar com João Pedro Stédile – Bloco 3:

De Sâo Paulo, Luana Bonone, com Rede TV