Sem categoria

Dunga e Carlos Queiroz trocam ironias sobre 'Brasil A, B, C e D'

Os técnicos das seleções do Brasil e de Portugal trocaram ironias neste sábado, sobre a presença das duas equipes na mesma chave da Copa do Mundo. Dunga disse que será o confronto de um Brasil A contra Brasil", numa referência aos três luso-brasileiros escalados para a seleção portuguesa. Carlos Queiroz respondeu que a equipe brasileira é uma espécie de "Portugal D ou E".

"Não é uma provocação. Depende da perspectiva de como pusermos as coisas", disse Queiroz para uma TV local. "Acho que no Brasil há muitos descendentes de portugueses; portanto podemos tomar isso com o A contra o B, o B contra o C e o C contra o D. Depende da perspectiva", comentou.

"É Brasil contra Brasil. Brasil A contra Brasil B. Há muitos brasileiros na selecção de Portugal", fora o comentário de Dunga, embora agregando que "o Brasil respeita Portugal".

"Se pensarmos nos antepassados que chegaram ao Brasil e passaram os nossos gens a esta geração de jogadores brasileiros, ou pelo menos a muitos deles, será um Portugal B contra um Brasil D ou E", ironizou em troca o técnico luso.

Os sites de esporte portugueses passam em revista o histórico dos confrontos entre as duas seleções e preocupam-se com o resultado de 18 jogos (desde 1956), 12 vitórias brasileiras e quatro lusas. Consolam-se lembrando a mais "doce" destas, a única valendo para uma Copa do Mundo, em 1966, quando Portugal eliminou o Brasil.

Com a Costa do Marfim Portugal nunca jogou. Contra a Coreia do Norte, guarda a memória do "fantástico jogo" das quartas-de-final, de 1966, quando quatro golos de Eusébio transformaram uma desvantagem de 3 a 0 numa vitória por 5 a 3.

Da redação, com agências