SE investe na educação de crianças com necessidades especiais
O Governo de Sergipe vem investindo na melhoria da educação especial no estado. Prova disso é o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) através do Centro de Referência em Educação Especial do Estado de Sergipe (Creese), que avalia o jovem em idade estudantil, orienta a família e encaminha as crianças com necessidades especiais para neurologistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e psicomotricistas.
Publicado 07/12/2009 13:26 | Editado 04/03/2020 17:20
Crianças com dependência química, vítimas de abandono familiar, com deficiência física entre outras necessidades são alguns exemplos dos casos diagnosticados e encaminhados pelo Creese. “Em 2008 o Creese atendeu a 12.900 casos e para esse ano a previsão é bem maior”, diz a coordenadora do Centro, Vera Santana.
Todas as crianças encaminhadas pelo Creese são permanentemente acompanhadas pela unidade. “No período de seis messes, nós fazemos uma nova avaliação das crianças que já foram encaminhadas. Vamos às escolas ou as próprias unidades de ensino pedem para que a gente faça uma nova visita para avaliação. Essa avaliação é realizada para saber como a criança se encontra, se ela desenvolveu ou se permaneceu no mesmo status e se os encaminhamentos sugeridos foram realizados. Nosso trabalho valoriza o antes e o depois”, ressalta.
A coordenadora do Centro, Vera Santana, lembra que as estruturas das escolas estão sendo renovadas para melhorar a acessibilidades das crianças com necessidades. “As escolas estaduais estão sendo todas reformadas para atender à acessibilidade de todas as pessoas com deficiência. Além da reforma, estão sendo implantadas salas de recursos e os professores estão recebendo capacitação periódica e permanente”, lembra.
Interior
Mas o trabalho com as crianças que apresentam necessidades especiais não acontece apenas na capital. “Como a maioria das crianças que atendemos não têm recursos para se deslocar sempre que preciso, resolvemos desenvolver um trabalho itinerante. Para isso, foi montada uma equipe que vai até as escolas que solicitam a presença do Creese. Existem duas equipes, uma que atende as escolas do município de Aracaju e outra itinerante que vai até as escolas do interior do estado”, afirma a coordenadora do Centro de Referência.
O município de Poço Redondo é um dos atendidos pelo Creese. De acordo com a psicopedagoga Mírian Guimarães, nem sempre é possível inserir um aluno especial na escola. O fator determinante para esta decisão é sempre a necessidade de cada estudante. “Ele pode ter idade escolar, mas não ter condições de frequentar uma escola. Nesses casos, orientamos a família das necessidades que esse jovem tem para produzir e superar suas limitações”, diz.
Para a dona de casa Cláudia Rodrigues, mãe de uma criança que vive com deficiência mental, o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado é fundamental para o cotidiano com sua filha. “É muito bom conversar com o pessoal do centro para entender melhor o que a minha filha tem e aprender a lidar melhor com ela. Fui orientada a incentivar minha filha a continuar indo à escola para melhorar seu desenvolvimento, e me aconselharam também a nomear as coisas dentro de casa para aumentar seu vocabulário”, afirma Cláudia.
O trabalho dos pedagogos e os psicólogos inclui avaliação escolar das crianças. “Nós usamos testes de memória, de organização de pensamento, de atenção, ou seja, testes voltados para essas habilidades que o indivíduo precisa possuir para poder aprender melhor. Após os testes, fazemos um estudo de caso e, a partir dele, detectamos as necessidades do aluno e o encaminhamos aos profissionais necessários” descreve a psicopedagoga Mírian.
A trabalhadora rural Maria Auxiliadora, mãe de um jovem com paralisia cerebral, destaca a atenção que é dada às crianças. “As pessoas me atenderam muito bem e principalmente a meu filho. Elas perguntaram tudo sobre ele. Depois me aconselharem a fazer atividade para melhorar sua forma de andar. A psicopedagoga e a psicóloga pediram que a gente colocasse ele para andar no cavalo porque vai melhorar seu equilíbrio”, ressalta Auxiliadora.
Creese
O Centro de Referência em Educação Especial está localizado na rua Dom Bosco, bairro Suíssa, n° 1207, em Aracaju. A unidade atende qualquer pessoa que procure pelo seus serviços para uma avaliação diagnóstica. Para isso, é preciso apresentar cópia da certidão de nascimento, do comprovante de residência e da identidade, foto 3×4, relatório médico (caso possua) e a caracterização pedagógica (se a criança estiver frequentando a escola). O telefone da unidade é (79) 3179-2085.