Sem categoria

Afeganistão se declara incapaz de financiar exército

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, admitiu nesta terça-feira (8) que seu governo não terá recursos para financiar suas próprias forças de segurança durante os próximos 15 ou 20 anos e pediu a ajuda dos Estados Unidos para essa finalidade.

"Para os próximos 15 a 20 anos, o Afeganistão não será capaz de financiar por seus próprios meios uma força de tal natureza", afirmou Karzai em uma coletiva de imprensa conjunta na cidade de Cabul, com o secretário de Defesa dos Estados Unidos Robert Gates, que realizou uma visita "de surpresa" à capital afegã.

Karzai espera que os contribuintes das nações aliadas financiem essa força de segurança que "protege" o país com o número "adequado" de efetivos.

Porém, os Estados Unidos pretendem que a nação asiática disponha em no máximo 5 anos cerca de 400 mil soldados e 110 mil policiais, a fim de começar a retirada de suas tropas de forma "escalonada", como anunciou recentemente o presidente Barack Obama.

Gates indicou que é realista "esperar que o Afeganistão necessite de algum tempo" para ser capaz de manter, inteiramente com seus próprios meios, suas forças de segurança.

O chefe do Pentágono assinalou que não sabe se serão 15 ou 20 anos, embora espera um desenvolvimento econômico acelerado no país e também que os Estados Unidos esclareceram a seus aliados internacionais que aguardam por uma "responsabilidade compartilhada".

Gates chegou à capital para discutir com Karzai sobre o envio de 30 mil soldados adicionais, que se somarão aos já instalados no país, totalizando cerca de 100 mil militares ocupantes combatendo a resistência afegã.

O ministro britânico da Defesa, Bob Ainsworth, também está em visita "de surpresa" a Cabul, onde chegou pouco depois da revelação que morrera o centésima soldado britânico no país, este ano.

Fonte: Prensa Latina