Balaio do patrimônio reúne 21 cidades de Goiás
Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, 21 prefeitos e secretários de cultura de cidades goianas estarão reunidos em Goiânia para participar do Balaio do Patrimônio Cultural Imaterial.
Publicado 09/12/2009 12:25 | Editado 04/03/2020 16:43
O encontro, organizado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás, vai discutir as políticas públicas federais de identificação e proteção do patrimônio na região.
A iniciativa conta ainda com o apoio da Agência de Cultura Pedro Ludovico, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico, da Pontifícia Universidade Católica – PUC Goiás, da Universidade Federal de Goiás – UFG, da Universidade Estadual de Goiás – UEG e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, que pretende realizar em parceria com o Iphan o inventário do patrimônio imaterial em 23 assentamentos rurais do município de Goiás.
As 21 cidades são: Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Goiânia, Goiás, Pilar de Goiás, Jaraguá, Bela Vista de Goiás, Santa Cruz de Goiás, Cristalina, Pires do Rio, Vianópolis, Corumbaíba, Silvânia, Porangatu, Jataí, Cavalcanti, Catalão, Niquelândia, Trindade, Santa Helena de Goiás e Aruanã.
Os participantes vão conhecer o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, voltado para as representações culturais associadas aos saberes e fazeres, aos modos de viver e criar, às crenças e formas de expressão dos diferentes grupos formadores da sociedade. Além disso, também vão ter a oportunidade de formar parcerias com os apoiadores do Balaio do Patrimônio. Só a UEG, por exemplo, está em 36 municípios do estado e pode ajudar nas ações voltadas para a preservação do patrimônio imaterial goiano.
Esta é a primeira edição do Balaio do Patrimônio Cultural Imaterial, ação que está acontecendo em vários estados brasileiros. A ideia é que o encontro passe a ser uma agenda anual e que envolva, em Goiás, cada vez mais cidades.
Mais informações: www.iphan.gov.br
Fonte: Iphan