Exposição fotográfica retrata matriarcado de 21 yalorixás baianas

Na próxima segunda-feira (15/1), será lançada a exposição fotográfica “Yalorixás no Século XXI” do fotógrafo Alberto Lima, às 19h30, no Quadrilátero da Biblioteca dos Barris. A exposição registrou 21 yalorixás de Salvador e região metropolitana em suas respectivas casas de culto. O material coletado foi utilizado na produção de um calendário para 2010 que terá distribuição gratuita.

Além das 21 yalorixás fotografadas, o evento contará com a presença da secretária estadual da Promoção da Igualdade, Luíza Barros, da yalorixá Jaciara Ribeiro, além de outras autoridades afro-religiosas, artistas, comunidade negra e adeptos do candomblé. Durante os 45 dias de exposição, que vai até o dia serão realizadas, durante a exposição, atividades de reflexão com debates e palestras sobre a religiosidade de matiz africana.

O público será contemplado também com a reinauguração da Sala Luiz Orlando seguido de mostra de filmes afro-religiosos; performances diversas, mostra de tecidos africanos, desfiles de moda afro, oficinas de estética, entre outras. As performances musicais do Cantor Aluízio Menezes e Portela irão animar os visitantes no evento de abertura.

De acordo com Alberto Lima, a exposição yalorixás no Século XXI, tem como intuito retratar a importância do matriarcado na religião afro-brasileira. O fotógrafo possui acervo de aproximadamente sete mil imagens relativas à cultura negra e participou da cobertura fotográfica do Mapeamento dos Terreiros de Salvador, além de outras atividades relacionadas ao universo afro-baiano.

Da redação local