Presidente Lula visita São Luís nesta quinta-feira

A comitiva do presidente Lula desembarcará em São Luís na manhá desta quinta para uma visita de 5 horas.

O presidente Lula finalmente fará sua primeira visita oficial a São Luís desde que assumiu o cargo em janeiro de 2003. Ele desembarcará por volta das 9 horas na capital maranhense e permanecerá até o início da tarde. Acompanhado dos ministros Edson Lobão, das Minas e Energia, e Dilma Roussef, da Casa Civil, Lula será recebido pela governadora Roseana Sarney, com quem participará de três atividades. Antes da visita desta quinta, o presidente esteve apenas no aeroporto da cidade de onde saiu para um rápido sobrevôo por áreas alagadas no interior do estado.
A agenda presidencial em São Luís prevê visita ao bairro Camboa, onde está sendo executada uma etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, batizado no estado de PAC Rio Anil. Depois ele anunciará investimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida em solenidade no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O presidente encerra suas atividades participando do ato de inauguração da segunda etapa de ampliação do complexo da Alumar – Consórcio de Alumínio do Maranhão, uma das subsidiárias da Alcoa.
Conflitos – Seguidas vezes o presidente Lula marcou e teve que desmarcar visitas a São Luís por causa de conflitos políticos entre os seus apoiadores locais. Na base de Lula estão, de um lado o PT, PSB, PCdoB e na outra ponta os partidos liderados pela família Sarney, à frente o PMDB. Durante os governos de José Reinaldo, dissidente da família Sarney, e Jackson Lago, do PDT, o presidente da República e até seus ministros tiveram suas visitas ao Maranhão desmarcadas por pressão dos senadores José Sarney e Roseana Sarney. Agora, com Roseana Sarney novamente no governo por força de uma decisão judicial, Lula finalmente pisará em São Luís.