Sem categoria

Tiana, a primeira princesa negra da Disney

Demorou, mas chegou: está previsto para este mês o lançamento da animação A Princesa e o Sapo, primeiro filme da Disney com uma princesa negra. Tiana é a protagonista, que se juntará ao time formado por Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida, Ariel, Jasmine, entre outras. O clássico infantil será embalado por jazz e outros sons de Nova Orleans, cidade ícone da música negra e onde está uma das maiores comunidades afro-americanas do país.

Tiana, a princesa negra da Disney

Tiana será a quarta princesa não branca das produções do estúdio. A primeira foi Jasime do filme Aladim em 1992, com características árabes. Em 1995 foi a vez da indígena Pocahontas e em 1998 da chinesa Mulan. Em época de 2D e 3D, "A princesa e o Sapo" retorna ao musical e ao conto de fadas sem abrir mão do acréscimo de alguns detalhes contemporâneos.

A protagonista é uma garota independente que não está atrás de casamento. Ela cresceu pobre em meio à ferveção de jazz na cidade de Nova Orleans. O sonho da garota é ter um restaurante e, para realizá-lo, trabalha duro.

O príncipe Naveen, por outro lado, é um bon vivant, apesar de falido. Quando uma mandinga o transforma em sapo, ele tem de achar uma princesa para beijar e voltar ao normal, e acaba encontrando Tiana. A Princesa e o Sapo é um conto baseado no romance para adolescentes A Princesa Enfeitiçada, escrito por E.D. Baker e que se passa em Nova Orleans, na década de 1920.

John Lasseter, executivo-chefe da Disney e dos estúdios de animação Pixar, disse que o filme retoma o processo de animação clássico feito a mão, em vez da animação computadorizada que se tornou o padrão da indústria. Em tempos de Barack Obama na Casa Branca, ele se referiu ao filme como "um conto de fadas americano".

Com agências