MA: Agricultores familiares definem metas do campo para 2010

400 lideranças sindicais rurais, representantes de 214 sindicatos rurais filiados a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), estão reunidos até hoje, sexta-feira, 11, em Assembléia Geral Ordinária do Conselho Deliberativo, na capital maranhense, para definir as novas metas, estratégias e políticas públicas para o campo em 2010

A assembléia, que foi aberta na tarde de anteontem, nas novas instalações do Centro de Estudo Sindical e Rural (Cesir) da Fetaema, no Araçagy, teve a mesa dos trabalhos formada pelo presidente de Fetaema, Francisco Sales; o deputado Domingos Paz (PSB), o secretário de Política Agrária da Contag, Willian Clementino Matias e Ana Maria Freitas, secretaria geral da Fetaema.
Em seu pronunciamento, o deputado Domingos Paz destacou a importância da agricultura familiar nacional e local para o desenvolvimento rural sustentável e cobrou uma maior representatividade política do setor trabalhista rural. “Precisamos eleger mais vereadores, prefeitos, deputados, senadores e governadores comprometidos com a agricultura familiar. É preciso ampliar a representatividade política do campo”.
Reforma Agrária e Políticas Públicas
Durante a reunião anual do Conselho Deliberativo da Fetaema, o Deputado Domingos Paz enfatizou a luta dos movimentos rurais pela reforma agrária e destacou que aqui no Maranhão, em várias regiões, essa luta contra o latifúndio foi forjada pela resistência dos agricultores. Disse ainda que deixou o Governo do Estado com a expectativa de destinar 2% do orçamento do Estado para a agricultura e depois alcançar os 5% reivindicados pelos movimentos sindicais rurais.
Domingos Paz finalizou o seu discurso criticando a reação das elites rurais, que, com o uso da mídia burguesa querem impedir a revisão dos índices de produtividade no campo, proposto pelo Governo Federal. Com a revisão, o país terá avanços significativos na Reforma Agrária. Domingos Paz cobrou ainda uma maior agilidade na realização da reforma política, reforma agrária e reforma da previdência.
(Ascom Fetaema)