Projeto de Inácio Arruda dá nome de Dom Fragoso a Ifet

O Senador Inácio Arruda apresentou projeto de lei (PLS 542/2009) denominando Dom Antônio Fragoso a Unidade do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), localizado em Crateús.

Com o projeto, Inácio quer a prestar uma justa homenagem a Dom Antônio Batista Fragoso, falecido em 2006 e que dedicou sua vida à causa dos pobres e oprimidos: “O caráter indelével de coragem, justiça, bondade, audácia, inteligência e compromisso de Dom Fragoso com a educação marcaram a cidade de Crateús”, observou Inácio.

Em 1964, o Papa Paulo VI o nomeou Dom Fragoso primeiro bispo de Crateús, função que exerceu até 18 de fevereiro de 1998, quando apresentou sua renúncia por limite de idade. No exercício de seu sacerdócio, que durou 34 anos, teve atuação marcante na defesa dos direitos humanos e políticos do Brasil, de modo particular durante os anos da ditadura militar.

Identificado com as linhas pastorais e doutrinárias da Teologia da Libertação, Dom Fragoso desenvolveu seu trabalho pastoral junto aos pobres e aos trabalhadores rurais. Responsável por tornar Crateús conhecida de forma respeitosa, na sua condição de bispo corajoso, inteligente, audacioso, bom e justo. Dom Antônio Fragoso foi um líder religioso respeitado não somente no Brasil, como também no exterior, tendo sempre se envolvido em missões pastorais com as comunidades mais simples: “Tudo isso demonstra a singularidade e mérito que acompanham o nome desse Bispo Emérito de Crateús, razão pela qual muito nos orgulha propor que a Unidade do Campus do Ifet de Crateús receba essa denominação”, justificou o Senador. O projeto será avaliado primeiro pela Comissão de Educação do Senado.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda