Sem categoria

RPDC e EUA abrem caminho para renegociar energia nuclear

Os Estados Unidos e a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) chegaram a um entendimento sobre a necessidade de recomeçar as conversações multilaterais sobre a desnuclearização da Península Coreana, anunciou nesta quinta-feira (10) o enviado especial de Washington Stephen Bosworth.

"Identificamos alguns entendimentos comuns sobre a necessidade e o papel dessas conversações e a importância da aplicação da declaração conjunta de 2005, explicou Bosworth à mídia pouco antes de voltar a Pyongyang, capital norte-coreana.

Bosworth viajou até a RPDC com a missão de gerenciar o retorno do país ao processo de negociações, no qual participam, além dos dois países, a China, a Rússia, a Coreia do Sul e o Japão.

Agregou que serão necessárias novas consultas entre as outras partes vinculadas ao mecanismo multilateral, e com esse propósito, prevê entrevistar-se com os governos desses países.

Sobre sua estadia em Pyongyang, explicou que as conversações com o vice-chanceler norte-coreano Kang Sok-ju e o enviado especial da RPDC para o tema nuclear Kim Kye-gwan foram "amplas e úteis".

Os encontros desses três dias correspondem à posição do governo norte-coreano de sustentar um diálogo direto com os Estados Unidos, com a disposição de participar em práticas multilaterais de acordo com os resultados do primeiro.

Recentemente, Pyongyang reiterou também a necessidade de estabelecer um mecanismo de paz que substitua o armistício, para por um fim ao conflito na Península e com o qual — assegurou — se garantirá uma paz e estabilidade duradouras, no entanto, seria necessário que as relações entre Estados Unidos e a RPDC, tecnicamente em estado de guerra, se convertam em vínculos pacíficos.

Fonte: Prensa Latina