Cinema e Direitos Humanos no centro cultural da UFMG

O Centro Cultural UFMG apresenta, nesta sexta-feira, dia 11, o projeto Cine DH – Cinema e Direitos Humanos, com a exibição do filme Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes.  

Após a sessão, que acontece às 18h30, no auditório do Centro Cultural, haverá debate com o professor Sérgio Martins, do Departamento de Geografia da UFMG. O evento é aberto ao público, com entrada franca. O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174, Centro de Belo Horizonte. 
 
O Cine DH, iniciativa do Instituto DH, surgiu da demanda por debates que abordem a condição humana. Dessa forma, o projeto apresenta-se como espaço de encontro e diálogo sobre as lutas que atravessam os direitos humanos e suas afirmações, além de contribuir para a afirmação do cinema como importante instrumento de multiplicação dessa luta. 
 
poster2.jpg
Cinema, aspirinas e urubus (2005)
Direção: Marcelo Gomes
Duração: 90 min

 

Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann, alemão fugido da Segunda Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho, homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos, surge entre eles uma forte amizade.
.

WWW.UFMG.BR