Rio de Janeiro em solidariedade ao MST

Mais de 300 pessoas participaram, no dia 9, do ato em solidariedade ao MST, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Sob o lema “Somos todos sem terra”, o ato foi uma homenagem aos que lutam pela reforma agrária e contra a miséria e a fome no país.

No início, foi apresentado um vídeo em apoio ao MST com depoimentos de diversas personalidades, como o escritor Eduardo Galeano, o presidente do Uruguai, José Mujica, e o teólogo Leonardo Boff. Houve ainda apresentações musicais com músicas de Chico Buarque e o funkeiro MC Leonardo e o grupo de Hip-Hop Lutarmada.

Os presentes destacaram a criminalização feita pela mídia e o Congresso Nacional contra o MST, ação que cresceu após o protesto feito na fazenda da Cutrale, em agosto, quando pés de laranja foram derrubados numa área grilada pela empresa. O ato gerou mais uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) contra o MST.

Estiveram na ABI professores, estudantes, intelectuais, políticos e militantes de movimentos sociais, que formalizaram a criação do movimento Somos Todos Sem Terra, que já tem reunião marcada para o dia 8 de fevereiro de 2010, às 17h, na sede da ONG Justiça Global. Também estiveram presentes, a presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, o presidente da CTB-RJ, Maurício Ramos, e a presidente da UEE-RJ, Flávia Calé.