Sem categoria

4ª Marcha dos Imigrantes acontece domingo em São Paulo

Por direitos, respeito e legislações justas e inclusivas, acontecerá neste domingo (13), em São Paulo, a 4.ª Marcha dos Imigrantes. Embora algumas batalhas tenham sido ganhas, os imigrantes ainda têm um longo caminho a percorrer na luta contra a discriminação e na busca por condições justas de trabalho e vida.

A programação terá início a partir das 9h horas com a concentração dos militantes na Rua Itapetininga, em Frente à Praça da República. Logo em seguida, às 9h30, a Marcha segue até a Praça da Sé. Está previsto para 11h a realização de uma to cívico e cultural.

A Marcha faz parte das atividades de celebração do Dia Internacional do Imigrante, comemorado desde 18 de dezembro de 1990, data em que Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e seus Familiares.

Desde a data, os movimentos de imigrantes realizam atividades para lembrar as antigas conquistas e reivindicar novas.

No ano 2005, após o I Fórum Social Mundial das Migrações, as organizações de imigrantes e as instituições que os apóiam assumiram com mais intensidade o compromisso de fazer do dia 18 de dezembro um marco na luta integração dos imigrantes.

Em pauta estão: uma nova lei de imigração justa, solidária e contextualizada com a conjuntura sul-americana; não discriminação e criminalização das pessoas migrantes; a integração dos povos; o direito ao voto; cidadania sul-americana com livre trânsito, residência e direito a permanência; acesso ao trabalho decente e políticas de fomento a regulamentação das microempresas, entre outras medidas.

Fonte: Adital