CTB comemora 2 anos com saldo positivo na luta sindical

Neste sábado (12), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB celebrou dois anos de fundada. “A CTB tem cumprido um papel importante, tanto na defesa firme dos direitos dos trabalhadores e aposentados, como na luta pela unidade das centrais sindicais em torno de plataformas comuns”, destacou o vice-presidente nacional da entidade, Nivaldo Santana, durante a última reunião do ano da direção estadual na Bahia, realizada nesta sexta (11), em Salvador.

Quarta central do país, com 390 sindicatos formalmente registrados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, a CTB conta, ainda, com outros 310 filiados em processo de regularização junto ao MTE, o que alçaria a “jovem” entidade ao patamar de terceira maior do país.

A Central está organizada e conta com sede estruturada em todos os estados e no Distrito Federal. “Em pouco tempo de existência, a CTB se consolidou como uma central autônoma, independente e de luta, que imprimiu a sua marca, sobretudo por uma política ampla e democrática. O resultado se revela na defesa das suas posições frente ao governo e na postura enfática em manter-se firme na defesa dos diretos dos aposentados e pensionistas pela melhoria dos benefícios e o fim do famigerado fator previdenciário”, pontuou o presidente da CTB/BA, Adilson Araújo.

A bandeira despontou como uma das principais plataformas da Central em 2009. “É uma demonstração de que a CTB tem lado; defende um tipo de sindicalismo autêntico, revolucionário, pautado no diálogo e no entendimento, mas sem abrir mão da sua perspectiva de fazer a luta pela manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas”, ressaltou Adilson.

Para 2010, a perspectiva é de dar prosseguimento à luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário; a ratificação da Convenção 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho – OIT que garante, respectivamente, o direito de greve e o direito à negociação coletiva no serviço público, e proíbe a demissão imotivada; além da continuidade da agenda positiva voltada para a defesa da valorização permanente do salário mínimo, do crescimento do país e da geração e emprego.

“Colocamos, como fator determinante, a participação da CTB na construção de um novo projeto de desenvolvimento nacional, tendo como elemento fundamental o protagonismo da classe trabalhadora e, na sua centralidade, a valorização do trabalho e do trabalhador”, afirmou o presidente estadual.

Os projetos e metas para o próximo ano ainda incluem a construção efetiva de uma maioria política, a partir da mobilização da militância e da eleição de candidatos vinculados às lutas dos trabalhadores, visando a manutenção do projeto de mudanças iniciado por Lula em 2002.

De Salvador,
Camila Jasmin