Sem categoria

Últimos dados confirmam: Piñera (44%) e Frei (29%) no 2º Turno

Com 99,42% das urnas apuradas no Chile, o candidato direitista Sebastián Piñera, (44%) enfrentará o candidato da Concertação, Eduardo Frei (29%) no segundo turno. O independente Marco Enríquez-Ominami reuniu 20% dos votos e liberou seus eleitores para votarem em quem desejarem. e o comunista Jorge Arrate teve 6%. Este último disse que não dará um cheque em branco para o segundo turno, mas apoiará Frei, que presidiu o país de 1994 a 2000.

No total, foram apurados 7.221.888 votos, dos quais 6.937.519 foram válidos (96,06%), enquanto 199.355 foram considerados nulos (2,76%) e 85.014 foram em branco (1,17%).

Piñera comemorou a vantagem e acenou para Enríquez-Ominami, afirmando que "sempre reconheci em Marco uma grande vitalidade, e compartilho com ele a visão de que a Concertação (coalizão governista de centro esquerda) está acabada, sofre de fadiga de material".

Frei celebrou a passagem ao segundo turno pedindo o apoio das esquerdas: "esta noite quero convidar todos os que não votaram em mim, aqueles que tiveram dúvidas, que se somem a minha candidatura".

"Por todo o Chile tenho escutado a exigência de renovação e mudança em nossa política, e assumirei esta aspiração cidadã, quero que os cargos sejam ocupados por quem tem méritos e não pelos que têm contatos. Vou governar com todos e todas, vou representar todo o povo, gente com e sem partido", disse Frei, em recado a Ominami.

Mas Enríquez-Ominami já revelou que não apoiará Piñera ou Frei, e liberou seus eleitores para votar em qualquer candidato no segundo turno. "É impossível abusar da confiança em mim depositada. Não tenho qualquer condição de endossar o voto em outro candidato, não farei isto, em respeito aos mais pobres e aos mais desamparados".

Ainda nesta segunda, os candidatos Frei e Piñera começariam a mostra suas estratégias para o sgeundo turno. Frei anunciou que sua campanha irá absorver algumas das propostas de Ominami e Arrate."Temos que apernder a somar e não a dividir", colocou.

Com agências

Leia também:
Após 36 anos de exclusão, PC do Chile terá cadeira no Congresso
O marketing e as duas caras de Sebastián Piñera