Sem categoria

Cristina Kirchner recebe ameaça de morte

O ministro-chefe de Gabinete da Argentina, Aníbal Fernández, informou nesta segunda-feira (14) que a presidente Cristina Kirchner, foi ameaçada de morte durante voo. Na sexta-feira, a ameaça foi feita mediante interceptação do rádio do helicóptero presidencial que a levava para a Casa Rosada.

Segundo a agência Estado, o canal de TV 'C5N', divulgou na manhã de hoje uma gravação que registra várias interrupções da conversa entre o piloto do helicóptero e técnicos do aeroporto Aeroparque. Ordens como 'matem-na' são escutadas no diálogo.

Aníbal Fernández informou que a Procuradoria Geral vai pedir investigações sobre o caso. A Casa Rosada divulgou que Cristina Kirchner fará um pronunciamento na tarde de hoje em cadeia nacional de TV e rádio.

"Não vão conseguir amedrontar" a chefe de Estado, alertou Aníbal Fernández à imprensa local. "Estamos falando de equipamentos que podem ser usados somente a partir de outras aeronaves ou de algum lugar onde se administra a informação dos aparelhos", explicou.

O chefe de gabinete admitiu que as ameaças podem estar vinculadas ao julgamento que começou na última sexta-feira contra o ex-capitão de fragata Alfredo Astiz e outros 18 ex-fuzileiros por crimes contra a humanidade. O processo trata de crimes cometidos no maior centro de detenção clandestino da ditadura argentina e é considerado histórico.

Segundo a denúncia feita pelo governo, a ameaça foi recebida na sexta-feira, às 11h34 (horário local), quando o julgamento começava. Além disso, a mensagem contava com cinco segundos de uma marcha militar relacionada à ditadura.

Perguntada sobre a denúncia, Cristina Kirchner explicou que o episódio é uma "prova" de que "os dinossauros ainda estão aí", referindo-se aos integrantes da ditadura. No entanto, o líder não quis dar nomes aos autores das ameaças.

Com agências