Sem categoria

PCdoB de São Miguel debate região e elege Comissão Política

A direção do Comitê Distrital de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, que representa também os bairros da Penha, Zona Leste da capital, elegeu na tarde de sábado, 12/12, a Comissão Política que irá conduzir as ações dos comunistas da zona leste no próximo ano.

Reunião PCdoB Zona Leste - Marinho de Assis

Para tornar o trabalho coletivo, decidiu-se pela formação de comissões ligadas às principais tarefas: organização, comunicação, finanças, movimentos sociais e outras. Além disso, debateu-se sobre os principais movimentos sociais que vem acontecendo na região.

Comunistas da Zona Leste em ação

Depois da atualização política feita pela jornalista e dirigente do comitê municipal Alice Cardoso, a ex-deputada Ana Martins falou a respeito das atividades que participou na última semana na região: a Conferência Regional que antecede e prepara a 5ª Conferência das Cidades e a reunião do Movimento Pró-Universidade Federal que avança rumo à vitória, com a efetiva contribuição do PCdoB.

Sobre a Conferência Regional, a ex-deputada ressaltou que o evento, realizado em um dos centros comunitários da Obra Social Dom Bosco, foi esvaziado porque os governos demo-tucanos não têm interesse em discutir temas relevantes como o Estatuto das Cidades que prevê, por exemplo, as diretrizes do Plano Diretor da cidade de São Paulo.

“Eles não querem fazer a revisão e sim aprovar outro Plano Diretor mais favorável ao setor imobiliário”, esclareceu Ana Martins, sobre um dos principais instrumentos que alavanca o debate acerca da democratização da cidade. “Democratizar a cidade significa garantir direitos à grande maioria da população. E a cidadania só é firmada se o povo tiver seus direitos básicos garantidos”, concluiu.

O movimento pela expansão do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conta também com a participação do vereador Jamil Murad (PCdoB). Um dos objetivos do movimento é incluir na grade cursos técnicos profissionalizantes, de nível superior.

Na reunião, falou-se ainda sobre as enchentes que castigaram os moradores do Jardim Pantanal, no Itaim Paulista. O grave problema, que se transformou em notícia de rádio, TV e jornais na última semana, não ocorreu só pelo excesso das águas pluviais, mas principalmente pelo descaso da Sabesp que não ligou as bombas e nem abriu as comportas para o escoamento das águas e do esgoto que acabou invadindo as casas dos moradores daquela região.

Na próxima quinta-feira, 17/12, os comunistas acompanharão uma visita que será feita por representantes do Ministério das cidades à região afetada. “O sofrimento do povo é muito grande e ainda assim o prefeito e governador não se manifestaram”, concluiu Ana Martins.

Eleita nova Comissão Política

Após discutirem sobre a necessidade de se politizar as ações cotidianas e de se eleger candidatos comprometidos com o Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil, aprovado, em novembro, no vitorioso 12º Congresso do PCdoB, os comunistas decidiram pela ampliação da Comissão Política de nove para 13 membros, ficando da seguinte forma: Abel Toledo – Presidente; Arnaldo Bispo e Ronaldo Mussoly – Vice-Presidentes; Neleu Alves – Organização; Gilberto Braz – Formação; Zulu de Arribatá – Propaganda; Maria José – Movimentos Sociais; e Rosilda – Finanças. Todas as pastas contarão com o reforço de camaradas da direção plena, por meio das comissões específicas.

No dia 30 de janeiro, a nova direção realizará uma reunião de Planejamento, na qual serão traçadas as ações para o ano de 2010. Os comunistas da região encerram o ano com um churrasco de confraternização no dia 18/12, a partir das 19h, na sede que fica na rua Daniel Bernardo, 59.

De São Paulo,
Alice Cardoso