PCdoB do Pará elege sua comissão política e aprova resolução

Reunidos no sábado do dia 12/12 no auditório do sindicato dos bancários em Belém, o Pleno do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil elegeu sua Comissão Política, seu Secretariado e aprovou resolução para a batalha de 2010.

De Belém,
Moisés Alves


Cerca de quarenta dirigentes do Pleno do Comitê Estadual do PCdoB-Pará, estiveram presentes na reunião que debateu sua estratégia para a batalha eleitoral de 2010, e a nova composição de sua Comissão Política.

Resolução Política

1 – Realização de um seminário eleitoral para janeiro de 2010, objetivando debater e organizar a participação dos comunistas paraenses na batalha eleitoral de 2010.
2- Pela recondução das forças de esquerda no Governo do Estado do Pará e pela aprovação de uma plataforma mínima para avançar no desenvolvimento do estado com inclusão social e valorização do trabalho.
3- O PCdoB no Pará buscará participar da composição da chapa majoritária.
4- Organizar o projeto eleitoral próprio do Partido, que tem como centro a disputa de uma vaga na Câmara Federal e a eleição de deputados estaduais com chapa própria.
5- Apresentar desde já a chapa de pré-candidatos para disputa na Assembléia Legislativa do estado do Pará.

Eleição do Secretariado e da Comissão Política

A Comissão Política cessante apresentou as propostas de nomes e dos critérios para a composição da nova comissão política e do secretariado.

Na apresentação foi ressaltado que a nova comissão política tem como tarefa central a batalha eleitoral de 2010, além de buscar o fortalecimento do Partido nos movimentos sociais e travar a luta de idéias na sociedade paraense.

Na composição buscou fortalecer com representação política e institucional; presença de movimentos sociais, representação de trabalhadores, da estrutura partidária, e de representação de gênero com 1/3 de presença feminina. Outro fator que contou como critério foi o da consolidação da direção com membros da comissão política cessante, ao mesmo tempo em que foi renovada 1/3 da direção.

Após um longo debate foi eleita de forma secreta a direção central do PCdoB no Pará.

Composição:
Aroldo Carneiro – Secretário de Finanças
Antônia Botelho
Eneida Guimarães – Secretária de Formação e Propaganda
Èrico Albuquerque – Vice Presidente e Secretário Sindical
Jorge Farias – Secretário de Igualdade Racial
Jorge Panzera – Secretário de Organização
Ketno Lucas – Secretário de Juventude
Leila Márcia
Lélio Costa
Mailson Lima – Secretário de Movimentos Sociais e Populares
Maíra Nogueira – Secretária de Mulheres
Marcão Fonteles
Marcela Nogueira
Márcia Pinheiro
Maria Aparecida
Moisés Alves – Secretário de Comunicação
Neco (Marcos Panzera)
Neuton Miranda – Secretário Político
Roberto Martins – Secretário de Relações Institucionais
Rodrigo Moraes
Vanderlei Pinheiro

O Secretariado será composto pela: Presidência; Vice-Presidência; Secretarias de Organização, Finanças, Formação e Propaganda e pala Secretaria de Comunicação.