São Luís: Rose Sales apresenta projeto do Código de Meio Ambiente

A vereadora Rose Sales (PCdoB) apresentou hoje, 15, à Mesa Diretora da Câmara Municipal, o projeto do Código de Meio Ambiente do Município de São Luís.

Segundo a vereadora comunista, São Luís está recebendo um documento com a estatura que merece porque foi construído com democracia em um processo participativo e transparente.
“Desde o início do ano temos nos debruçado para construir esse Código que foi feito com participação da sociedade civil, movimentos sociais, organismos governamentais e não-governamentais, estudantes, profissionais da engenharia, do meio ambiente, de advocacia, da educação, enfim, realizamos 22 reuniões para estruturação do código de meio ambiente da cidade e conseguimos fazer 11 encontros de mobilização social e dois seminários. Agora São Luís tem um Código”, afirma Rose Sales, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.
O vereador Josué Pinheiro, que é membro da Comissão, afirmou não ter dúvidas da legitimidade do Código. “Esse documento foi construído com afinco por pessoas que amam essa cidade e que desejam o melhor para ela. Todos estamos de parabéns”, afirmou.
A entrega do documento reuniu os secretários estadual e municipal do Meio Ambiente, Washington Rio Branco e Afonso Henrique Lopes, respectivamente; o vice-reitor da UFMA, Antonio Oliveira; o superintendente do Ibama, Alberto Paraguassu; dentre outras autoridades, e ainda representantes de movimentos sociais ligados ao meio ambiente que ajudaram a construir o Código.
Segundo o presidente da Câmara, Isaías Pereirinha, o momento foi único, pois há 15 anos, a Câmara esperava por esse documento. “Não tenho dúvidas de que esse documento será apreciado com dedicação e votado dentro do prazo necessário para que São Luís tenha uma política municipal de meio ambiente norteada pelo Código”, afirmou. O projeto vai passar pelas comissões para ser apreciado na legislatura que vem.