São Luís: Educadores comunitários são certificados em capacitação

Cerca de 150 educadores comunitários receberam certificação no encerramento do II Encontro de Formação Pedagógica de Educadores Comunitários de São Luís, promovido pelo Instituto Hugo Reis (IHR) com apoio da Vereadora Rose Sales, realizado neste final de semana

O Encontro reuniu autoridades como o Coronel Guedes, do 24º BC; Promotor da Educação, Paulo Avelar; Rosane Ferreira, representando o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa; Maxilene Silva, do Programa de Formação Continuada da SEMED, dentre outras. A programação constou de palestras, certificação e entrega de kits de livros didáticos para as escolas participantes da Formação.
Para a vereadora Rose Sales, o Encontro representa um resgate do movimento comunitário. Precisamos resignificá-lo porque é um movimento fragilizado. Aonde o poder público não chega, lá está a educação comunitária. Essas educadoras são vitoriosas”, elogia. O presidente do Instituto Hugo Reis, Henrique Moreira, avalia que para o ano de 2010 o número de educadoras beneficiadas irá aumentar. “Trabalhamos este ano com 150 educadoras, ano que vem vamos ampliar direta e indiretamente esse benefício”, afirma.
Segundo o promotor da Educação, Paulo Avelar, a educação comunitária precisa ser vista pelo poder público como um todo. “Essas iniciativas são válidas porque tratam de educação que é um direito de todos. Hoje o Fundeb já contempla a educação comunitária, o que nós consideramos que seja um grande avanço”, diz o promotor.
Para a professora Andrelina Trindade, o Encontro representa um reconhecimento aos educadores comunitários. “É interessante que passemos por essa capacitação porque nossa luta tem sido individual e agora estamos tendo apoio e atenção para repassarmos mais conhecimentos aos nossos alunos”. Já para a educadora Janes Serra, todo aprendizado é válido. “Atuamos como multiplicadores, então nossa experiência é transmitida tantos para outros educadores, quanto para os alunos”, garante.Para 2010 deverão ser atendidos cerca de 300 professores beneficiando 9 mil alunos usuários das escolas comunitárias de São Luís e zona rural.
(Patrícia Cunha, Assessoria Rose Sales)