Confecom aprova conselho e diploma para jornalistas

A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) aprovou na manhã desta quarta-feira (16), em Brasília (DF), a proposta de criação do Conselho Federal dos Jornalistas (CFJJ), bem como a necessidade da formação superior específica em jornalismo (diploma) para o exercício da profissão.

jornalismo

A proposta do diploma em jornalismo para o exercício da profissão aprovada resguarda os espaços de atuação dos colaboradores com outras formações profissionais, que poderão atuar na área de sua especialidade, assim como as funções atuais de nível médio. A proposta do CFJ foi aprovada no Grupo de Trabalho 11 (regulamentações, regulações) e o diploma foi aprovado no Grupo de Trabalho 13 (órgãos reguladores, classificação indicatória, regulamentações profissionais).
Com foram aprovadas por mais de 80% dos delegados, nos dois Grupos de Trabalho (GT), as propostas já estão aprovadas pela conferência sem necessidade de ir à Plenária final. Os GTs reúnem delegados representantes da sociedade civil, sociedade empresarial e do Poder Público.

"São duas grandes vitórias dos jornalistas e da sociedade brasileira. A Confecom, que reúne parte do empresariado da comunicação (TVs Bandeirante e RedeTV, as empresas de telecomunicações, pequenos jornais e revistas) reconhece a necessidade da formação superior em jornalismo como premissa para preservação da profissão de qualidade no Brasil", destacou o presidente do SinjoPE, Ayrton Maciel.

A expectativa é de que ainda nesta quarta-feira seja iniciada a Plenária final, que votará as 150 propostas prioritárias (dez por GT, sendo quatro da sociedade civil, quatro do empresariado e duas do poder público) que não obtiveram mais de 80% dos votos qualificados nos GTs.

A 1ª Confecom tem como tema central “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, distribuído em três eixos temáticos: “Produção de conteúdo”; “Meios de distribuição”; e “Cidadania: direitos e deveres”.

Além dos 1.600 delegados eleitos na fase estadual da Confecom e dos 130 observadores livres, que se inscreveram pelo site oficial da conferência, participam do evento mais de 300 jornalistas de várias partes do Brasil, que se credenciaram para cobrir a Confecom. As propostas aprovadas na 1ª Confecom serão encaminhadas ao Governo Federal para se tornarem políticas de comunicação do País.

Fonte: Boletim do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Pernambuco (SINJOPE).