Caravana do Natal leva solidariedade a moradores de rua

Na Noite de Natal, centenas de pessoas se reúnem numa praça para cantar, fazer preces e vibrar pela paz e harmonia. Depois, em grupos menores, percorrem cinco roteiros pelo centro de uma grande capital, levando um sorriso, uma palavra amiga, a mensagem do Cristo, lanches e presentes para pessoas sem-teto e trabalhadores da noite.

Assim é a Caravana do Natal, iniciativa que completa 30 anos, em Fortaleza. A idéia nasceu em 1979 com um pequeno grupo de jovens espíritas e a cada ano vem atraindo mais pessoas, inclusive de outras religiões. Para comemorar a data, a Caravana deste ano acontece junto com o Natal Espiritual, evento tradicional do movimento artístico espírita cearense, A concentração é na Praça Murilo Borges (Praça do BNB), a partir das 18h, do dia 24 de dezembro.

Para participar basta ter boa vontade e espírito de solidariedade, segundo João Figueiredo, do Centro Espírita João Evangelista, e um dos coordenadores da Caravana. Q uem desejar fazer doações de alimentos, roupas ou brinquedos usáveis pode chegar cedo e entregar à equipe organizadora ou, se preferir antecipar ainda mais, pode dirigir-se a partir de hoje ao Centro Espírita na Rua Amadeu Furtado, 78, Parquelândia, em Fortaleza. Para identificar melhor os participantes, está sendo vendida uma camiseta da Caravana ao preço de R$ 15,00, “mas quem não puder adquirir a peça, pode usar qualquer blusa branca, com calça jeans”, explica João. Ele destaca que o importante mesmo é levar a mensagem do nascimento de Jesus àquelas pessoas que vão passar a noite de Natal pelas calçadas do Centro da Capital. “Queremos valorizar mais as mensagens de Natal, a vibração pela paz, a solidariedade. A questão dos brinquedos e lanches é secundária”, diz.

Quando foi criada em 1979, por Ednardo Ximenes e Manoel Sampaio, a Caravana começava à meia-noite e a concentração era na Praça do Ferreira. Depois dos cinco primeiros anos, com o aumento dos participantes, João conta que houve a reivindicação para a Caravana acontecer mais cedo. Assim, os participantes podem se solidarizar com quem está nas ruas e depois ainda compartilhar da Noite de Natal com os familiares, em casa.

Hoje, cerca de 50 pessoas integra a comissão organizadora da Caravana. A programação foi planejada de modo que na primeira parte, das 18h às 19h, aconteçam as apresentações artísticas do Natal Espiritual. Em seguida, até às 20h, artistas e público se unem no momento de preces, música e vibração. Depois, os grupos se formam e percorrem as ruas do Centro. A previsão é que por volta das 21h30min todos estejam de volta à praça para o encerramento do evento.

Mais Informações: João Figueiredo, da organização da Caravana do Natal – (fone: 85 3214 5973 / 8623 0735)

Fonte: Agência da Boa Notícia