Delta do Parnaíba é o 3º lugar com as paisagens mais belas

O Delta do Parnaíba foi eleito entre as 10 melhores águas com paisagens mais bonitas do País, pela revista Náutica, em uma lista dos melhores lugares para navegar na edição de dezembro de 2009. Segundo a revista, foram levadas em contas para escolha destes lugares as belezas das paisagens, a quantidade de atrativos, a estrutura náutica da região, oferta de hospedagem e restaurantes e até critérios francamente óbvios, como o alto astral de cada lugar.

delta do parnaíba - Reprodução
No ranking das melhores, o delta se posicionou em terceiro lugar, ficando apenas atrás de Angra dos Reis no Rio de Janeiro e Ilhabela em São Paulo. Os três bons motivos elencados pela revistas para conhecer as nossas belas águas, por ser o único delta oceânico das Américas, suas lindas dunas no caminho e a beleza incomparável da Ilha do Caju.

O Delta foi definido pela Náutica como sendo um dos destinos mais espetaculares do Nordeste, um lugar diferente e ainda selvagem, cercados de dunas, matas, manguezais e mais de 70 ilhas e ilhotas, um paraíso ainda pouco explorado. “Navegar aqui é uma oportunidade única de conferir a beleza das praias selvagens, margeadas por dunas e lagoas, e uma enorme variedade de animais” diz um trecho da revista.

Sendo o maior das Américas, um fantástico labirinto verde, o delta é um conjunto de Ilhas e canais da foz, localizado entre o Piauí e Maranhão, só perde em tamanho para os deltas do Nilo, Egito e Mekong, no Vietnã.

Os sete lugares que também entraram na lista das mais belas águas do País foram Saco do Mamanguá (Baía de Parati), Rio Araguaia (Goiás), Represa de Furnas (Mina Gerais), Camboriú (Santa Catarina), Canal de Varadouro (divisa entre São Paulo e Paraná), Baía de Camamu (Bahia) e Alter do Chão (Pará).