Parque Serra das Confusões será aberto ao público

Os pesquisadores, estudantes e turistas que tanto esperaram poderão, a partir de março, conhecer os encantos do Parque Nacional da Serra das Confusões, o maior da região Nordeste, localizado no município de Caracol. Em reunião, o secretário do Turismo do Piauí, Sílvio Leite e o secretário de Relações Internacionais, Sérgio Vilela, na última sexta feira (18), trataram da estruturação do Parque para receber visitas ainda no mês de março. O parque já tem recursos garantidos na ordem de R$2 milhões.

Os pesquisadores, estudantes e turistas que tanto esperaram poderão, a partir de março, conhecer os encantos do Parque Nacional da Serra das Confusões, o maior da região Nordeste, localizado no município de Caracol. Em reunião, o secretário do Turismo do Piauí, Sílvio Leit,e e o secretário de Relações Internacionais, Sérgio Vilela, na última sexta feira (18), trataram da estruturação do Parque para receber visitas ainda no mês de março. O parque já tem recursos garantidos na ordem de R$ 2 milhões.

Sérgio Vilela explicou que essa abertura do Parque da Serra das Confusões é resultado de viagens anteriores do governador Wellington Dias à Itália, e negociações que se iniciaram em 2005. “O acordo com a Itália tem ajudado a criar condições para que 9 municípios do entorno do Parque sejam beneficiados trazendo o desenvolvimento para território. As pessoas que já visitavam a Região da Serra da Capivara, agora poderão visitar também a Serra das Confusões. Essa infraestrutura só foi possível graças ao Fundo de Compensação Ecológica”, afirma.

A administração interna do Parque ficará por conta do Instituto Chico Mendes e as mudanças na infraestrutura são referentes a guaritas de segurança, restaurantes, abertura de trilhas, construção de passarelas, qualificação dos funcionários do Parque e instalação de equipamentos de comunicação.

Sílvio Leite comemorou a noticia e relatou que, com abertura do Parque, o Piauí só tem a ganhar, afinal em nenhum outro lugar do mundo as pessoas poderão ver algo parecido e tão encantador como a Serra da Capivara e a Serra das Confusões.

Sérgio Vilela também informou que a Secretaria dos Transporte também estará empenhada em melhorar a estrada de acesso ao Parque e deve entregar o projeto até o dia 15 janeiro. “A previsão é que em março, para a inauguração do Parque, a estrada já esteja pronta para conduzir os visitantes”, disse.

A Serra das Confusões possui centenas de sítios arqueológicos, que registram a passagem dos povos pré-históricos na região, que viviam da caça e coleta e utilizavam instrumentos feitos em pedra, cerâmica e madeira. A beleza da região não está só nos sítios, a imponência das paredes com mais de 100 metros de altura, se espalha delineando a grande Caatinga ou se unem resultando em cânyons espetaculares, formando um espetáculo da natureza.