Escola João Amazonas consolida crescimento em 2009

Entidade aumentou grade de cursos, fez diversos convênios e dobrou número de alunos

Cursos da Escola, como o de Informática, tiveram turma cheia o ano todo

A Escola João Amazonas, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região em sua sede, teve um ano de afirmação em 2009. Novos cursos, parcerias com entidades na região, mais alunos e o fortalecimento da atuação dentro da sociedade, oferecendo ensino profissional de qualidade a baixo custo.

Durante o ano a escola formou turmas para cinco novos cursos: Metrologia, Inglês, Inspetor de Qualidade, Webdesigner e Departamento Pessoal. Informática Básica, Mecânica e Violão Popular, os mais tradicionais, também tiveram turma cheia o ano todo.

A direção da escola já prepara uma nova grade de cursos para 2010, com a volta do curso de Programação de CNC e as novidades: Espanhol, Imagens Digitais e NR-10. “Chegamos a ter mais de 100 alunos durante o andamento dos cursos este ano, mais que o dobro do que tínhamos. Esperamos consolidar ainda mais a escola como uma instituição de excelente nível para a formação profissional dos trabalhadores da região”, explica o coordenador da escola, João Augusto Alamino de Souza Campos.

Segundo ele, a principal meta é estender a oferta de cursos a vários segmentos da sociedade, ajudando a qualificar os trabalhadores para o mercado de trabalho regional. Por isso, a escola apostou pesado em convênios com entidades e associações de moradores.

Entidade sem fins lucrativos, a Escola João Amazonas é subsidiada pelo Sindicato dos Metalúrgicos e aberta a toda a comunidade. “Nosso país carece de investimento em conhecimento. Como o poder público tem suas limitações, buscamos, através do Sindicato, fazer esse papel de qualificar os trabalhadores, não só da base metalúrgica. Queremos beneficiar toda a comunidade, dando a oportunidade ao trabalhador de crescer profissionalmente”, explica o presidente do SindMetal e vereador de Jaguariúna, Edison Cardoso de Sá.


PARCERIAS BENEFICIAM DEZENAS DE PESSOAS NA REGIÃO
Este ano a João Amazonas deixou definitivamente de ser uma escola restrita apenas aos trabalhadores da base metalúrgica para se tornar uma entidade da comunidade regional, que oferece ensino profissional de qualidade a um preço acessível a todos. Com isso, atraiu para a sala de aula tanto jovens em busca do primeiro emprego quanto trabalhadores atrás do aprimoramento profissional e pessoas já com bastante experiência de vida movidas pela força de vontade de aprender sempre mais.

As parcerias e convênios foram um passo fundamental neste sentido. Em junho, 12 entidades de Jaguariúna, entre sindicatos, ONGs, Igrejas e Associações de Moradores oficializaram a parceria com a escola, beneficiando suas comunidades com bolsas de estudo e descontos.

Em agosto foi a vez de assinar convênio com a Associação de Ministros e Igrejas Evangélicas de Pedreira (AMIEP), que beneficiou os membros das 11 instituições que compõem a entidade. Os estudantes de Pedreira têm ainda a vantagem de não pagar pelo transporte, despesa que é custeada pela Prefeitura da cidade.

Por último, no mês de novembro o presidente do SindMetal, Edison, contemplou 15 crianças e adolescentes que integram o Projeto CAJJ (Criança, Adolescente e Jovem de Jaguariúna) com bolsas de estudo integrais para o curso de Inglês da escola. Além de não pagarem nada, as crianças farão o curso na própria sede da instituição, localizada na Comunidade São Miguel, no bairro Miguel Martini. Uma sala de aula já está sendo preparada para receber o curso, que terá início no começo de 2010.