Publicado 22/12/2009 18:30 | Editado 04/03/2020 17:22
O presidente estadual do PPS, Eduardo do Dertins, ao comentar as conversações políticas que acontecem no Estado, visando as eleições de 2010 diz que “os partidos de oposição [DEM e PSDB] estão fazendo política prematuramente”. No Tocantins, tanto o DEM, encabeçado pela senador Kátia Abreu, quando o PSDB, do ex-governador Siqueira Campos, já sinalizaram a construção de um grupo para enfrentar o governo em 2010. Neste, ambos os partidos afirmaram que, a exemplo do nacional, esperam adesão do PPS. No entanto, Eduardo reafirmou que “o PPS do Tocantins está com o grupo do governo e esta é uma decisão definida e definitiva”.
Eduardo do Dertins informou ao CT que há um ano teve uma conversa com o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, na qual eles trataram especificamente dste assunto. Segundo ele, foi colocado ao presidente nacional do partido a “necessidade histórica” que o PPS do Tocantins tem em ficar junto ao PMDB. Assim, a diretoria nacional do partido “tem conhecimento da posição e das alianças que o PPS do Tocantins tem”, afirma Dertins.
Eleições 2010
Em 2006 o PPS elegeu apenas um deputado estadual no Tocantins – o presidente Eduardo do Dertins, que se afastou do cargo neste ano para assumir a Secretária de Estado de Habitação. No entanto, em razão de algumas mudanças de legendas hoje o partido tem três parlamentares da Assembleia Legislativa.
Para 2010, Dertins prevê que o partido consiga um número maior de parlamentares estaduais, em razão do “crescimento” da legenda no Tocantins nesses últimos anos. Segundo ele, o PPS concorrerá também a uma vaga na Câmara Federal, sendo o pré-candidato o deputado estadual Cesar Halum.