Sem categoria

CUT acende velas em frente ao Congresso por saída de Arruda

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou na manhã desta quarta-feira mais um protesto pela saída de José Roberto Arruda do cargo de governador do Distrito Federal. Os manifestantes acenderam velas em frente ao Congresso Nacional.

Arruda é acusado de comandar um esquema de pagamento de propinas no governo do Distrito Federal. Após o escândalo, o governador se desfiliou do partido Democratas (DEM). A sigla deveria analisar nesta quarta o processo de expulsão do presidente licenciado da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Leonardo Prudente, gravado em vídeos recebendo dinheiro supostamente ilegal e guardando cédulas nas meias. Entretanto, a reunião deverá ser adiada por falta de quorum.

Entenda o caso

O mensalão do governo do DF, cujos vídeos foram divulgados nas últimas semanas, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.

O governador José Roberto Arruda aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em pronunciamento oficial, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados".

As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.

Fonte: Terra com informações da Agência Brasil