Sem categoria

PT distribui nota em apoio a candidato da esquerda no Chile

A executiva nacional do PT distribuiu nota em apoio à candidatura de Eduardo Frei, da Concertación, para a eleição à Presidência do Chile no próximo 17 de janeiro. Candidato das forças progressitas e de esquerda, Frei disputará o segundo turno contra Sebastián Piñera, representante da direita.

Segundo a nota, no primeiro turno, quando vários nomes identificados com as esquerdas disputaram, o PT absteve-se de manifestar preferências. “A situação agora muda radicalmente. Chile está confrontado com o dilema de fazer avançar as conquistas econômicas e sociais do Governo da presidenta Michelle Bachelet, ou mergulhar em um período de incertezas sob o comando de forças de direita e extrema direita”, diz.

Dia ainda o documento que o PT espera que a vitória de Frei permita uma renovação da Concertación e a abertura desta para outros segmentos sociais e políticos que mostraram grande vitalidade durante a campanha eleitoral. “Da mesma forma, confia que Frei dará continuidade ao trabalho da presidenta Michelle Bachelet, especialmente seus esforços pela integração da América do Sul”.

Da Sacursal de Brasília