Internet gratuita na Avenida Brasil

O governo do Rio inaugurou em dezembro do ano passado mais uma etapa do Programa Rio Estado Digital, concedendo internet gratuita a quem trafegar pelos 58 quilômetros da Avenida Brasil, morar ou trabalhar no entorno, até uma distância de 300 metros de ambos os lados.

Dessa vez, a coordenação do sistema está sob os cuidados da UERJ e ganhou financiamento de R$ 4,5 milhões liberados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Segundo cálculos da Secretaria de Ciência e Tecnologia, mais de um milhão de pessoas serão beneficiadas diretamente atingindo 28 bairros da região. O sinal será captado por laptops que tenham placa de rede sem fio e por celulares com condições de captar o sinal wi-fi. Há 163 antenas instaladas em pontos estratégicos da avenida, desde o marco zero, próximo à Rodoviária Novo Rio, a Santa Cruz, na Zona Oeste carioca.

Além do sistema a instituição vai elaborar projetos para ajudar os moradores do entorno da avenida a adquirir equipamentos de acesso a internet. “Isso permitirá que o Estado do Rio de Janeiro vire referência na inclusão digital no país”, enfatizou o Reitor Ricardo Vieiralves.

Rio Digital

O Rio Estado Digital, financiado pela Faperj, tem em cada etapa a parceria de uma universidade. A novidade do sistema implantado pela UERJ é a mobilidade, pois uma pessoa pode percorrer toda a avenida conectada à Internet. Para os desktops é necessário que estejam equipados com uma placa de rede sem fio para se conectar à Internet. Se não tiver, é necessário comprar uma dessas placas.

Ate agora, há acesso gratuito na orla marítima (entre Leme e Leblon), no Morro Dona Marta (Botafogo), na Cidade de Deus (Jacarepaguá) e em parte da Baixada Fluminense. Ainda este mês será a vez de Rocinha, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. As comunidades no entorno da Avenida Sernambetiba ganharão o serviço em março, e o resto da Baixada Fluminense, em abril.