Sem categoria

Rússia suspende fornecimento de gás aos países europeus

A Rússia interrompeu o fornecimento de petróleo para refinarias bielo-russas por causa de desentendimento nas negociações sobre o preço do produto durante as festas de final de ano, afirmaram dois representantes de empresas russas à agência inglesa de notícias Reuters. A ameaça é que se repita uma disputa de anos atrás quando a Europa sofreu com problemas de fornecimento.

As discussões sobre uma nova estrutura de preços para 2010 recomeçou neste final de semana, segundo Igor Dyomin, porta-voz da empresa russa Transneft.

Em Belarus, eles acreditam que, nesta segunda-feira (4), com a volta do feriado do líder do país, Alexader Lukashenko, seja resolvida a situação. O feriado na Rússia vai até 11 de janeiro, enquanto Belarus volta às atividades nesta segunda.

Um quinto do gás europeu vem da Rússia via Ucrânia e Belarus. Grande quantidade de petróleo russo também vem por dutos que atravessam as duas ex-repúblicas soviéticas. Segundo operadores do mercado, refinarias bielo-russas teriam petróleo estocado para manter as suas operações por cerca de uma semana.

Políticos europeus costumam acusar Moscou de usar o seu poder energético como uma ferramenta para intimidar os seus vizinhos. A Rússia diz que está simplesmente adotando gradualmente padrões de mercado, depois de ter subsidiado os seus vizinhos por anos.

O fluxo para outras partes da Europa ainda não foi afetado, mas a Alemanha e a Polônia acompanham a situação, já que o fornecimento para algumas de suas importantes refinarias foi cortado em janeiro de 2007depois de uma disputa similar entre Moscou e Minsk.