Itacaré: Prefeitura assegura benefícios para pescadores

Uma parceria entre a Prefeitura de Itacaré, Governo da Bahia, Ministério da Pesca e Banco do Brasil assegurou a implantação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável na cidade ao extremo sul da Bahia, em convênio assinado pelo governador Jaques Wagner e que facilita a abertura de linhas de crédito a juros zero para pescadores e marisqueiras da região. E os dois segmentos também serão beneficiado com a implantação do projeto piloto do Programa de Aquisição de Alimentos da Pesca.

Em vigor a partir deste mês, o Programa assegura, a 46 famílias, a aquisição do excedente de produção através de contrato com a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. O município também será um dos 32 beneficiados com a construção dos terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus, previstos para este ano, com vistas ao incremento do setor, já que a Bahia – terceiro estado com maior produção de pescado no Brasil – possui apenas pontos de atracação destinados a barcos de pequeno e médio porte.

“O incentivo à piscicultura é uma das principais alternativas de renda para os pequenos e médios produtores do município”, destacou o chefe do executivo municipal, Antônio de Anízio (PCdoB). Algumas das reivindicações e demandas locais, inclusive, foram levadas a foro e aprovadas na Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, realizada em Brasília (de 30 de setembro a 2 de outubro de 2009), a exemplo da aposentadoria aos 55 anos para os homens e 50 para as mulheres.

Além disso, em um ano de gestão, a prefeitura contabiliza a entrega de 36 carteiras de pescador profissional para marisqueiras. A mais recente ação foi a distribuição de 250 mil alevinos para piscicultores cadastrados. As espécies apresentam bom índice de crescimento em cativeiro, fácil manejo e alto valor no mercado. A segunda etapa do projeto terá inícionos próximos dias, visando contemplar criadores de peixes de todas as comunidades rurais do município.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Prefeitura de Itacaré