Sem categoria

Balanço revela danos com cheias em São Luiz do Paraitinga

Balanço divulgado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) revela que 300 edificações foram afetadas pela enchente deste começo de ano em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Quatro técnicos do IPT estão no município desde o último dia 1º, analisando a situação do conjunto arquitetônico local, composto por 470 edificações tombadas como patrimônio histórico.

Segundo nota do IPT, das 80 construções já avaliadas pelos técnicos, metade precisará passar por obras de restauração, incluindo 28 casas que ficavam na área do entorno do coreto da cidade. Cerca de 50% do prédio da prefeitura, por exemplo, precisará ser restaurado. A Igreja Matriz, a Capela das Mercês e o prédio da biblioteca foram totalmente destruídos pela enchente. (Iphan lamenta calamidade em São Luiz do Paraitinga)

O IPT apontou outro aspecto preocupante: os registros históricos da cidade correm risco de se perderem por causa da inundação do fórum e do cartório.

No momento, os técnicos do IPT dão prioridade para segurança estrutural das construções que sobraram e avaliam os riscos em encostas e taludes das áreas urbana e rural da cidade. Um relatório está sendo elaborado com recomendações para a recuperação das edificações urbanas.

Fonte: Agência Brasil